O Grüner Veltliner Ried Loibenberg Smaragd da safra 2022 do Weingut Knoll:
O vinhedo Loibenberg de ondem vem as uvas Grüner Veltliner deste vinho fica a uma altitude considerável, entre 220 e 420 metros de sltitude, nas margens do rio Danúbio e é reconhecido como um dos vinhedos mais renomados da Wachau.
Todas as vinhas são predominantemente plantadas em rochas desgastadas em terraços, em alguns pontos com um pouco de loess por cima. Essas rochas especiais, chamadas de gnaisse, já foram grandes blocos de granito milhões de anos atrás. Enquanto os vinhos das áreas mais “pedregosas” possuem uma mineralidade marcante e às vezes podem parecer um pouco austeros, os vinhos das partes com maior concentração de loess são mais suaves e aveludados.
O SMARAGD é a denominação, introduzida pela primeira vez na safra de 1986, para os melhores e mais valiosos vinhos da Wachau. Esses vinhos são feitos apenas com uvas dos melhores vinhedos, com melhor exposição solar, com um teor alcoólico mínimo de 12,5% Vol. e só podem ser produzidos em anos de boa colheita. As lagartixas Smaragd se sentem particularmente à vontade nas vinhas em terraços da Wachau. Em dias bonitos, elas se aquecem ao lado das videiras e se tornaram um símbolo do vinho da Wachau com maturação fisiológica perfeita.
Apesar do vinhedo Loibenberg ser consideravelmente grande, as uvas Grüner Veltliner que compõe este vinho vêm de uma pequena parcela um pouco mais alta. O Loibenberg costuma produzir vinhos com boa concentração e uma rica expressão de fruta, e este Knoll não foge à regra, com boa maturação, mas nunca excessivamente encorpado ou expansivo, sempre com frescor. O nariz é bastante mineral, pedregoso, mais fino e esguio do que o habitual Loibenberg, mas claramente mais denso e mais concentrado do que o elegante Schütt.
Na boca, o vinho é sustentado por uma acidez direta, mas madura. A fruta exótica como manga, um pouco de maracujá, além de pêssego amarelo e pera madura é acompanhada por um toque de mel de acácia e uma mineralidade salgada e cristalina. O final é longo, persistente e energético. O Loibenberg é um vinho brilhante em quase todas as safras e também um tipo de cartão de visitas para o estilo de Knoll.