O Riesling “Les Pierrets” faz parte da seleção Prestige da Josmeyer, que são blends dos vinhedos preferidos da Josmeyer em Wintzenheim, Turckheim e Wettolsheim. As uvas são cuidadosamente escolhidas a partir de vinhas com um mínimo de 35 anos.
O “Les Pierrets” vem de uma parcela localizado no Rotenberg, a face norte do Grand Cru HENGST e uma parcela de vinhas velhas localizadas entre Wintzenheim e Turckheim.
O estilo de produção da Josmeyer é de fazer vinhos bastante secos e este Riesling é um ótimo exemplo deste estilo. Com 3 g/l de açúcar residual, o Les Pierrets é um delicioso vinho branco seco, feito 100% com a uva Riesling, de vinhedos de 45 anos de idade.
TERROIR: Entre as comunas de Wintzenheim e Turckheim, o solo é predominantemente de areia, cascalho e lodo, com alta incidência de seixos, argila e placas de Loesse (tipo de solo fértil formado a partir da ação dos ventos, que possibilita o acúmulo de grãos finos e muito pequenos de argila, cálcio, feldspato, quartzo e outros minerais).
Os vinhos deste vinhedo costumam ser suaves e sensuais.
VINIFICAÇÃO: Todas as uvas são colhidas à mão e os cachos inteiros são prensados suavemente, de forma muito lenta, em prensas pneumáticas, durante 5 a 8 horas para proporcionar um mosto limpo e um benéfico contato com a pele das uvas.
Após ser transferido para tanques de aço inoxidável termorregulados, o suco inicia a fermentação natural usando apenas suas próprias leveduras.
Após aproximadamente uma semana o vinho é bombeado para uma centenária barrica de carvalho onde termina a fermentação.
Após maturação de 4 a 8 meses com suas borras finas, o vinho é filtrado e engarrafado antes do calor do verão para conservar o gás carbônico natural (um antioxidante natural).
NOTAS DE PROVA: O nariz é terroso, mineral e cítrico. Na boca tem uma bela e profunda salinidade que emerge de sua estrutura pura e carnuda.