Josmeyer

Pinot Gris “Le Fromenteau” – Artist Series

2017

Valor

R$465,00

20 em estoque

-
+

Descrição

Pinot Gris “Le Fromenteau” – Artist Series

A família Josmeyer é muito ligada ao munda da arte e diz que o enólogo, assim como o pintor ou escultor, é um artista, porém que a sua obra está aprisionada em uma garrafa e para poder vê-la, senti-la e apreciá-la, é necessário retirar a rolha.

Seguindo este conceito decidiram criar a linha chamada “La Série Artist”, onde os rótulos são criados por artistas contemporâneos da Alsácia e trocados a cada dois anos.

O Pinot Gris Le Fromenteau é um dos integrantes da “La Série Artist”.

O estilo de produção da Josmeyer é de fazer vinhos bastante secos e este Pinot Gris é um ótimo exemplo deste estilo. Com 4 g/l de açúcar residual, o Le Fromenteau é um delicioso vinho branco seco, feito 100% com a uva Pinot Gris, de um vinhedo com 35 anos de idade

Antigo nome da uva Pinot Gris, Le Fromenteau tem uma personalidade mais terrosa. Seu nome evoca os campos de cereais e a época da colheita.

TERROIR: Entre as comunas de Wintzenheim e Turckheim, o solo é predominantemente de areia, cascalho e lodo, com alta incidência de seixos, argila e placas de Loesse (tipo de solo fértil formado a partir da ação dos ventos, que possibilita o acúmulo de grãos finos e muito pequenos de argila, cálcio, feldspato, quartzo e outros minerais).

Os vinhos deste vinhedo costumam ser suaves e sensuais.

VINIFICAÇÃO: Todas as uvas são colhidas à mão e os cachos inteiros são prensados suavemente, de forma muito lenta, em prensas pneumáticas, durante 5 a 8 horas para proporcionar um mosto limpo e um benéfico contato com a pele das uvas.

Após ser transferido para tanques de aço inoxidável termorregulados, o suco inicia a fermentação natural usando apenas suas próprias leveduras.

Após aproximadamente uma semana o vinho é bombeado para uma centenária barrica de carvalho onde termina a fermentação.

Após maturação de 4 a 8 meses com suas borras finas, o vinho é filtrado e engarrafado antes do calor do verão para conservar o gás carbônico natural (um antioxidante natural).

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: No nariz sentimos um toque de pera seca mas pura.
O paladar se inicia com uma secura viva, frescor, uma boa concentração e elegância. No final, uma nota mais rica, quase amanteigada, arredonda as sensações.
É vinho elegante ainda irá durar muito tempo.

Produtor

Apesar da família Meyer já atuar como Negociant desde 1854, a vinícola só foi criada, de fato, na quinta geração da família, em 1963, quando Hubert Meyer adicionou as 3 primeiras letras do nome de seu pai (Joseph) ao seu sobrenome e, assim, criou a Josmeyer.

Em 1966 Jean Meyer começou a trabalhar com seu pai e trouxe um caminho de modernidade e criatividade para vários aspectos da produção de seus vinhos, incluindo a transição para a produção orgânica e biodinâmica iniciada em 1995 e com a certificação de todos seus vinhedos em 2004, além da criação da “Artist Series”, em 1987, onde os rótulos de alguns dos vinhos são criados por artistas contemporâneos e trocados a cada dois anos. O seu trabalho elevou a propriedade a um dos grandes nomes da Alsácia.

Hoje quem segue esta belíssima história são as irmãs Celine e Isabelle Meyer, as duas filhas de Jean.
Celine, a mais nova, é a CEO, responsável por toda a gestão da vinícola enquanto Isabelle é a enóloga responsável pela produção dos incríveis vinhos da Josmeyer.

A propriedade de 28 hectares está situada em Wintzenheim, próximo à cidade de Colmar, e se beneficia de uma das mais baixas precipitações anuais da França. Lá cultivam as uvas Riesling (28%) e Pinot Blanc e Auxerrois (24%), Pinot Gris (21%), Gewurztraminer (19%) além de Sylvaner, Muscat e Pinot Noir (10%) em 5 terroirs distintos, sendo 2 classificados como grand cru: Hengst e Brand.

Uma vez colhidas a mão, as uvas passam por uma prensagem suave seguida de fermentação natural em barris de 100 anos de idade, onde, em alguns casos também envelhecem com as leveduras.

Os vinhos de Josmeyer são caracterizados pelo frescor, complexidade e mineralidade, com cada um dos 5 terroirs contribuindo para diferentes expressões das uvas. São verdadeiros vinhos de caráter e, embora seus rótulos possam sugerir uma certa brincadeira, eles certamente são vinhos sérios.