Riesling “Le Kottabe” – Artist Series
A família Josmeyer é muito ligada ao munda da arte e diz que o enólogo, assim como o pintor ou escultor, é um artista, porém que a sua obra está aprisionada em uma garrafa e para poder vê-la, senti-la e apreciá-la, é necessário retirar a rolha.
Seguindo este conceito decidiram criar a linha chamada “La Série Artist”, onde os rótulos são criados por artistas contemporâneos da Alsácia e trocados a cada dois anos.
O Riesling La Kottabe é um dos integrantes da “La Série Artist”.
O estilo de produção da Josmeyer é de fazer vinhos bastante secos e este Riesling é um ótimo exemplo deste estilo. Com 0 g/l de açúcar residual, o Le Kottabe é um delicioso vinho branco seco, feito 100% com a uva Riesling, de um vinhedo com 35 anos de idade.
Kottabe é a palavra francesa para “Kottabos”, um antigo jogo de bebida grego jogado durante os simpósios (eventos que aconteciam após as refeições, regadas a muito vinho, música e boas conversas) em que os participantes jogavam o sedimento de seu vinho tentando acertar um alvo no centro da sala.
TERROIR: Entre as comunas de Wintzenheim e Turckheim, o solo é predominantemente de areia, cascalho e lodo, com alta incidência de seixos, argila e placas de Loesse (tipo de solo fértil formado a partir da ação dos ventos, que possibilita o acúmulo de grãos finos e muito pequenos de argila, cálcio, feldspato, quartzo e outros minerais).
Os vinhos deste vinhedo costumam ser suaves e sensuais.
VINIFICAÇÃO: Todas as uvas são colhidas à mão e os cachos inteiros são prensados suavemente, de forma muito lenta, em prensas pneumáticas, durante 5 a 8 horas para proporcionar um mosto limpo e um benéfico contato com a pele das uvas.
Após ser transferido para tanques de aço inoxidável termorregulados, o suco inicia a fermentação natural usando apenas suas próprias leveduras.
Após aproximadamente uma semana o vinho é bombeado para uma centenária barrica de carvalho onde termina a fermentação.
Após maturação de 4 a 8 meses com suas borras finas, o vinho é filtrado e engarrafado antes do calor do verão para conservar o gás carbônico natural (um antioxidante natural).
NOTAS DE PROVA: Notas elevadas de folhagem cítrica esmagada definem o tom aromático ao nariz deste Riesling.
Na boca é seco e mantém essas noções cítricas vívidas, mas também destaca uma final de fruta mais madura, como a ameixa e mesmo um toque que sugere o um sabor de mel.
O vinho tem elegância, sinuosidade e uma natureza esbelta, mas concentrada. O final seco é fresco e apetitoso.