Josmeyer

Icare

2018

Valor

R$355,00

20 em estoque

-
+

Descrição

Um desejo de emancipação… de liberdade! ICARE é um homem livre, um pouco louco, que voa acima das vinhas, acima das linhas, para tentar tocar seu próprio sonho!

O ICARE recusa-se a ficar confinado aos limites da denominação e quer confrontar outros vinhos brancos secos da França e de outros lugares, em total liberdade e sem preconceitos.

É um vinho fora do padrão e das denominações tradicionais da Alsácia, que mostra todo o potencial e o que a criatividade do enólogo pode resultar.

 

“Queríamos fazer este vinho fora da denominação pois queríamos nos afastar do estilo tradicional encontrado aqui na Alsácia. Fomos além da denominação, ultrapassando os limites da nossa criatividade, para fazer um vinho sem restrições. Engarrafamos em uma garrafa de formato diferente e não incluímos a variedade de uva no rótulo, desta forma, as pessoas podem descobrir coisas novas que não seriam possíveis se soubessem a variedade de uva. Não queríamos que fosse comparado a um Pinot Gris da Alsácia – em vez disso, queríamos que fosse comparado aos vinhos brancos secos da melhor qualidade da França.”
Céline Meyer

 

As uvas para a sua produção provêm de uma seleção das melhores parcelas de vinhas muito antigas em solos pedregosos e no terroir de calcário e marga do vinhedo Grand Cru Hengst.

Completamente seco (apenas 0,7 g/l de açucar residual), o ICARE é um vinho de personalidade única. É simples sem ser austero. O nariz é terroso e carnudo, aberto para uma fruta arejada e focada. Na boca é muito enérgico, longo e preciso, com grande salinidade. Um vinho com uma base profundamente terrosa que se estende para tocar o céu.

VINIFICAÇÃO: Após maceração por 24 horas, as uvas foram prensadas inteiras, de forma muito lenta, em prensas pneumáticas, durante 12 horas para proporcionar um mosto limpo e um benéfico contato com a pele das uvas. O vinho é então dividido em dois tonéis de carvalho de duzentos anos, onde a fermentação se inicia naturalmente, cada um evoluindo conforme seus desejos, cada um seguindo seu próprio caminho. O primeiro beneficiou do amadurecimento sobre borras finas, sem fermentação maloláctica; seu irmão, de um amadurecimento em borras totais, com a fermentação maloláctica.
A união dos dois toneis deu origem ao ICARE.

 

Seguindo o desejo da enóloga de fazer um vinho que saísse do padrão da região e fugisse das regras da denominação, o Icare teve que ser classificado como Vin de France, mesmo vindo de um vinhedo grand cru, porém entendendo a sua história e sua origem, sabemos que é muito mais do que isso.

Produtor

Com uma história que se inicia no mundo dos vinhos em 1854, a família Meyer trilhou um caminho de sucesso por um século, como negociantes de vinho. Contudo, foi apenas na quinta geração, no ano de 1963, que a vinícola Josmeyer foi, de fato, criada. Esse marco ocorreu graças à visão de Hubert Meyer, que decidiu homenagear seu pai, Joseph, ao incorporar as três primeiras letras do seu nome ao sobrenome da família, resultando no nome “Josmeyer”.

A verdadeira transformação teve início em 1966, quando Jean Meyer, filho de Hubert, juntou-se ao negócio. Com uma abordagem moderna e criativa, Jean revolucionou diversos aspectos da produção de vinho na vinícola, indo desde a transição para a produção orgânica e biodinâmica em 1995, culminando na certificação de todos os vinhedos em 2004, até a introdução da inovadora “Série de Artistas” em 1987, na qual rótulos de vinhos selecionados eram desenhados por artistas contemporâneos e trocados a cada dois anos. Essas mudanças não apenas solidificaram a reputação da Josmeyer, mas também a elevaram ao patamar dos grandes nomes da região da Alsácia.

Hoje, as protagonistas dessa bela saga são as filhas de Jean, Celine e Isabelle Meyer. Celine, a mais jovem, assume o papel de CEO, dirigindo com maestria toda a gestão da vinícola, enquanto, Isabelle desempenha o papel de enóloga, supervisionando a produção dos extraordinários vinhos da Josmeyer.

Localizada em Wintzenheim, nas proximidades da cidade de Colmar, a propriedade de 28 hectares desfruta de uma das menores médias de precipitação anual na França. Nas suas terras, são cultivadas uvas como Riesling (28%), Pinot Blanc e Auxerrois (24%), Pinot Gris (21%) e Gewurztraminer (19%), além de Sylvaner, Muscat e Pinot Noir (10%), em cinco terroirs distintos, incluindo dois classificados como grand cru: Hengst e Brand.

O processo de vinificação é cuidadoso e tradicional. As uvas são colhidas à mão e submetidas a uma prensagem suave, seguida de uma fermentação natural em barris de carvalho centenários, onde, em alguns casos, envelhecem em contato com as leveduras.

Os vinhos da Josmeyer são celebrados pelo seu frescor, complexidade e mineralidade. Cada um dos cinco terroirs contribui para diversas expressões das uvas, conferindo-lhes um caráter distinto. Apesar da descontração sugerida pelos seus rótulos, esses vinhos são indiscutivelmente sérios em qualidade e representam a essência do compromisso da família Meyer com a excelência vinícola.