Pinot Gris “Le Fromenteau” – Artist Series
A família Josmeyer é muito ligada ao munda da arte e diz que o enólogo, assim como o pintor ou escultor, é um artista, porém que a sua obra está aprisionada em uma garrafa e para poder vê-la, senti-la e apreciá-la, é necessário retirar a rolha.
Seguindo este conceito decidiram criar a linha chamada “La Série Artist”, onde os rótulos são criados por artistas contemporâneos da Alsácia e trocados a cada dois anos.
O Pinot Gris Le Fromenteau é um dos integrantes da “La Série Artist”.
O estilo de produção da Josmeyer é de fazer vinhos bastante secos e este Pinot Gris é um ótimo exemplo deste estilo. Com 4 g/l de açúcar residual, o Le Fromenteau é um delicioso vinho branco seco, feito 100% com a uva Pinot Gris, de um vinhedo com 35 anos de idade
Antigo nome da uva Pinot Gris, Le Fromenteau tem uma personalidade mais terrosa. Seu nome evoca os campos de cereais e a época da colheita.
TERROIR: Entre as comunas de Wintzenheim e Turckheim, o solo é predominantemente de areia, cascalho e lodo, com alta incidência de seixos, argila e placas de Loesse (tipo de solo fértil formado a partir da ação dos ventos, que possibilita o acúmulo de grãos finos e muito pequenos de argila, cálcio, feldspato, quartzo e outros minerais).
Os vinhos deste vinhedo costumam ser suaves e sensuais.
VINIFICAÇÃO: Todas as uvas são colhidas à mão e os cachos inteiros são prensados suavemente, de forma muito lenta, em prensas pneumáticas, durante 5 a 8 horas para proporcionar um mosto limpo e um benéfico contato com a pele das uvas.
Após ser transferido para tanques de aço inoxidável termorregulados, o suco inicia a fermentação natural usando apenas suas próprias leveduras.
Após aproximadamente uma semana o vinho é bombeado para uma centenária barrica de carvalho onde termina a fermentação.
Após maturação de 4 a 8 meses com suas borras finas, o vinho é filtrado e engarrafado antes do calor do verão para conservar o gás carbônico natural (um antioxidante natural).
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: No nariz sentimos um toque de pera seca mas pura.
O paladar se inicia com uma secura viva, frescor, uma boa concentração e elegância. No final, uma nota mais rica, quase amanteigada, arredonda as sensações.
É vinho elegante ainda irá durar muito tempo.