O Montagny Premier Cru “Cuvée des 4 Clochers” é produzido a partir de uvas que vem de vinhedos localizados nas 4 vilas que compõem a denominação Montagny: Buxy, Montagny-lès-Buxy, Jully-lès-Buxy e Saint-Vallerin. Seu nome é uma referência às torres dos sinos presentes nas igrejas de cada uma dessas vilas
É um blend de vários climats de Montagny 1er cru, incluindo um dos mais importantes climats desta região, o “Les Las”, de 4 hectares.
Como a maioria das videiras cresce perto do domaine, as uvas chegam à vinícola muito rapidamente, o que evita qualquer oxidação precoce e mantem um maior frescor e excelente padrão de qualidade ao vinho. Assim que chegam, as uvas são então prensadas em uma prensa pneumática com extração bem suave.
A fermentação ocorre em cubas de aço inoxidável com controle de temperatura e a fermentação malolática é completamente realizada. O envelhecimento em cubas por 10-12 meses preserva a fineza do vinho e o frescor da fruta. Dependendo do ano, Yann Flandre ainda pode tomar a decisão de envelhecer uma parcela do vinho sobre suas borras ou não.
De tonalidade dourada clara e brilhante, o Montagny Premier Cru “Cuvée des 4 Clochers” é aberto no nariz, com o paladar combinando com os aromas encontrados no nariz, com a presença de frutas de caroço, como pêssegos e flores brancas. O final longo e delicioso.
Para apreciá-lo com um caráter mais fresco, sugerimos que seja bebido dentro de 2-3 anos. Sua estrutura também permitirá que seja envelhecido na adega por 4-5 anos.
É o vinho ideal para ser bebido como aperitivo, mas também faz uma excelente combinação com frutos do mar e peixes grelhados.