Domaine de Montorge

Montagny Premier Cru “Cuvée des 4 Clochers” – Magnum 1.500ml

2022

Valor

R$925,00

12 em estoque

-
+

Descrição

O Montagny Premier Cru “Cuvée des 4 Clochers” é produzido a partir de uvas que vem de vinhedos localizados nas 4 vilas que compõem a denominação Montagny: Buxy, Montagny-lès-Buxy, Jully-lès-Buxy e Saint-Vallerin. Seu nome é uma referência às torres dos sinos presentes nas igrejas de cada uma dessas vilas

É um blend de vários climats de Montagny 1er cru, incluindo um dos mais importantes climats desta região, o “Les Las”, de 4 hectares.

Como a maioria das videiras cresce perto do domaine, as uvas chegam à vinícola muito rapidamente, o que evita qualquer oxidação precoce e mantem um maior frescor e excelente padrão de qualidade ao vinho. Assim que chegam, as uvas são então prensadas em uma prensa pneumática com extração bem suave.
A fermentação ocorre em cubas de aço inoxidável com controle de temperatura e a fermentação malolática é completamente realizada. O envelhecimento em cubas por 10-12 meses preserva a fineza do vinho e o frescor da fruta. Dependendo do ano, Yann Flandre ainda pode tomar a decisão de envelhecer uma parcela do vinho sobre suas borras ou não.

De tonalidade dourada clara e brilhante, o Montagny Premier Cru “Cuvée des 4 Clochers” é aberto no nariz, com o paladar combinando com os aromas encontrados no nariz, com a presença de frutas de caroço, como pêssegos e flores brancas. O final longo e delicioso.

Para apreciá-lo com um caráter mais fresco, sugerimos que seja bebido dentro de 2-3 anos. Sua estrutura também permitirá que seja envelhecido na adega por 4-5 anos.

É o vinho ideal para ser bebido como aperitivo, mas também faz uma excelente combinação com frutos do mar e peixes grelhados.

Produtor

Entre Montagny-lès-Buxy e St Vallerin, ao sul da Côte Chalonnaise, na Borgonha, fica a aldeia de Montorge, onde, em 1972, Charles e Jean-Joseph Flandre recriaram um vinhedo familiar cobrindo pouco menos de 13 hectares de vinhas classificadas exclusivamente como Montagny Premier Cru, localizadas em alguns dos melhores climats da denominação, incluindo Les Chaniots e Les Coères.

Em 2014, o segundo filho de Jean-Joseph, Yann, assumiu o comando do Domaine para guiar os mais de 40 anos de conhecimento familiar para o futuro. Demonstrando seu compromisso em perpetuar a expertise da família, yann adicionou outro climat excepcional à propriedade: O Le Montorge, um vinhedo monopólio que vinifica em barris de 500 litros.

Yann é muito respeitoso com a biodiversidade e tomou a decisão de converter todos os seus vinhedos para a agricultura orgânica, conquistando a certificação em 2019. Além disso, desde a década de 1980, a família Flandre optou por uma densidade de plantio de 8.000 vinhas por hectare para criar mais espaço entre as vinhas, melhorando assim a ventilação, reduzindo o risco de doenças e garantindo condições de trabalho mais confortáveis para o viticultor.

Yann também plantou árvores frutíferas e cercas vivas dentro e ao redor de seus vinhedos (vitiforestação) para desenvolver a biodiversidade. Ele utiliza, ainda, cobertura vegetal, o que ajuda a combater a erosão e melhora a aeração e a vida no solo.

Na vinificação, Yann Flanders envelhece seus vinhos com o máximo respeito pela tradição, preferindo colher as uvas um pouco mais tarde, para permitir que amadureçam por mais tempo, enquanto o solo e o próprio terroir de Montagny conferem aos vinhos uma bela mineralidade.
Em termos de vinificação, o lema deste vinicultor é “bebibilidade”. “Se você deixar o terroir falar, Montagny é o vinho perfeito para apreciar do aperitivo à sobremesa.”