O Pfaffenberg é um dos vinhedos mais renomados da região de Wachau, situado próximo à cidade de Krems, a leste da fronteira oficial de Wachau com Kremstal, oferecendo uma vista espetacular da margem sul do rio. É um vinhedo majoritariamente plantado com Riesling, além de uma menor proporção de Grüner Veltliner, de grande inclinação e em socalcos, voltado para o sul, com muita exposição ao vento e localizado diretamente às margens do Danúbio.
O vinhedo Pfaffenberg possui solos áridos, formados por pedras altamente desgastadas e é dividido em duas partes. A porção oriental possui um substrato de paragnaisse mais escuro, enquanto a porção ocidental, onde estão os vinhedos do Knoll, é composta por ortognaisse. O solo arenoso superior é formado por gnaisse decomposto, com uma ocasional (e pequena) presença de loess.
Devido à localização na fronteira, os vinhos produzidos ali não podem ser oficialmente classificados como Smaragd, mesmo que teoricamente pudessem e possuam qualidade equivalente.
SMARAGD é a mais alta classificação de qualidade da Vinea Wachau, introduzida pela primeira vez na safra de 1986, apenas para os melhores e mais valiosos vinhos da Wachau. Esses vinhos são feitos apenas com uvas dos melhores vinhedos, com a melhor exposição solar, com um teor alcoólico mínimo de 12,5% Vol. e só podem ser produzidos em anos de boa colheita.
Na vinificação, o vinho envelhece sobre as borras finas por cerca de 7 a 8 meses, sem bâtonnage e envelhece 40-50% em grandes foudres (1.000 a 4.500 litros) e o restante em aço inoxidável. Os foudres mais antigos datam do final da década de 1950 e são substituídos quando necessário. O resultado é um vinho tão impressionante quanto o próprio vinhedo, repleto de mineralidade, cheio de tensão e notas de grapefruit, maçã de agosto, limão Amalfi e yuzu. Um Riesling de altíssimo nível de Wachau, que combina tensão, finesse e potência com uma finesse mineral inebriante.
O Riesling Ried Pfaffenberg Selection 2022 do Weingut Emmerich Knoll é um vinho mágico!