Riesling Grand Cru – Hengst
Hengst é um vinhedo Grand Cru com pouco mais de 53 hectares de vinhas com 40 anos de idade média. Seus solos calcários e marinhos combinados tendem a produzir vinhos ricos e encorpados.
Na juventude estes Riesling Grand Cru possui um caráter indomado, que lembra o nome do vinhedo – Hengst significa “garanhão” – porém ao longo do tempo amadurece lentamente gerando aromas surpreendentes e uma riqueza fabulosa.
TERROIR: O solo da encosta de 360 metros que domina este vinhedo Grand Cru é essencialmente uma mistura de calcário do departamento de Vosges, marga calcária e camadas de sedimentos vermelhos, castanhos, verdes e bege com centenas de metros de espessura. A rocha-mãe é de tonalidade amarelo alaranjada
Datando desde o período Jurássico, os elementos variam em densidade, desde muito finos até consideravelmente grossos/grandes. O fator Ph está entre 7,8 e 8,3.
VINIFICAÇÃO: Para este Riesling Grand Cru todas as uvas são colhidas à mão e os cachos inteiros são prensados suavemente, de forma muito lenta, em prensas pneumáticas, durante 5 a 8 horas para proporcionar um mosto limpo e um benéfico contato com a pele das uvas.
Após ser transferido para tanques de aço inoxidável termorregulados, o suco inicia a fermentação natural usando apenas suas próprias leveduras.
Após aproximadamente uma semana o vinho é bombeado para uma centenária barrica de carvalho onde termina a fermentação.
Após maturação de 4 a 8 meses com suas borras finas, o vinho é filtrado e engarrafado antes do calor do verão para conservar o gás carbônico natural (um antioxidante natural).
NOTAS DE PROVA: O estilo de produção da Josmeyer é de fazer vinhos bastante secos. Com apenas 3g/l de açúcar residual, este Riesling Grand Cru Hengst é um ótimo exemplo deste estilo.
No nariz, ameixa amarela, molho de soja e maçã formam uma combinação intrigante de aromas.
Na boca é arredondado, com notas suculentas de maçã, acompanhadas por uma profundidade saborosa, terrosa e salgada. Notas de soja se revezam com maçã amarela, alternando acidez e amadurecimento, o que cria uma complexidade incrível e um belo drama no paladar. O final é seco, suculento e longo.
O Riesling Grand Cru Hengst do Josmeyer um vinho para beber agora ou guardar por 20 anos, ou mais.