Domaine de Montorge

Montagny Premier Cru “Montorge” Monopole

2022

Valor

R$630,00

12 em estoque

-
+

Descrição

O Montagny Premier Cru “Montorge” Monopole é o vinho mais especial e complexo do Domaine de Montorge. Este vinhedo de 1,3 hectares, que leva o nome da vila, é um monopólio do Domaine de Motorge e está localizado em uma encosta muito próxima do domaine, voltado para o sul.

As videiras, possuem uma idade média de 30 anos, estão enraizadas em um solo avermelhado, composto de argila e calcário, perfeito para a produção da uva Chardonnay.

Para a vinificação, após a prensagem em uma prensa pneumática (extração suave), a fermentação é realizada em barris de carvalho francês de 500 litros e a fermentação malolática é completamente concluída. O envelhecimento dura de 14 a 18 meses, dependendo das características e da qualidade geral da safra. Dependendo do ano, Yann Flandre ainda pode decidir se quer ou não envelhecer o vinho sobre suas borras.

O Montagny Premier Cru “Montorge”Monopole apresenta encantadoras notas cítricas, com um toque de mineralidade. O paladar segue os aromas encontrados no nariz, com notas frutadas e um toque cítrico. O vinho é suculento no paladar, com um bela potência e muita elegância. A longa persistência no paladar irá encantar os amantes de um bom vinho branco da Borgonha.

O vinho pode ser apreciado na juventude, mas também será apreciado após 10 anos de envelhecimento em adega.

Devido ao seu caráter complexo, este vinho combina bem com frutos do mar e carnes brancas em molho ou ensopado. Yann Flandre também recomenda acompanhá-lo com uma sobremesa leve, à base de frutas.

Produtor

Entre Montagny-lès-Buxy e St Vallerin, ao sul da Côte Chalonnaise, na Borgonha, fica a aldeia de Montorge, onde, em 1972, Charles e Jean-Joseph Flandre recriaram um vinhedo familiar cobrindo pouco menos de 13 hectares de vinhas classificadas exclusivamente como Montagny Premier Cru, localizadas em alguns dos melhores climats da denominação, incluindo Les Chaniots e Les Coères.

Em 2014, o segundo filho de Jean-Joseph, Yann, assumiu o comando do Domaine para guiar os mais de 40 anos de conhecimento familiar para o futuro. Demonstrando seu compromisso em perpetuar a expertise da família, yann adicionou outro climat excepcional à propriedade: O Le Montorge, um vinhedo monopólio que vinifica em barris de 500 litros.

Yann é muito respeitoso com a biodiversidade e tomou a decisão de converter todos os seus vinhedos para a agricultura orgânica, conquistando a certificação em 2019. Além disso, desde a década de 1980, a família Flandre optou por uma densidade de plantio de 8.000 vinhas por hectare para criar mais espaço entre as vinhas, melhorando assim a ventilação, reduzindo o risco de doenças e garantindo condições de trabalho mais confortáveis para o viticultor.

Yann também plantou árvores frutíferas e cercas vivas dentro e ao redor de seus vinhedos (vitiforestação) para desenvolver a biodiversidade. Ele utiliza, ainda, cobertura vegetal, o que ajuda a combater a erosão e melhora a aeração e a vida no solo.

Na vinificação, Yann Flanders envelhece seus vinhos com o máximo respeito pela tradição, preferindo colher as uvas um pouco mais tarde, para permitir que amadureçam por mais tempo, enquanto o solo e o próprio terroir de Montagny conferem aos vinhos uma bela mineralidade.
Em termos de vinificação, o lema deste vinicultor é “bebibilidade”. “Se você deixar o terroir falar, Montagny é o vinho perfeito para apreciar do aperitivo à sobremesa.”