Meursault Premier Cru Charmes
O Domaine Bitouzet-Prieur possui um total de 0,55 hectares neste renomado cru, localizado ao sul da vila de Meursault, logo abaixo do “Les Perrières”, no meio da encosta entre Meursault e Puligny-Montrachet.
Plantado em 1944, com uma pequena parcela em 1987, o Meursault Charmes é um vinhedo com exposição voltada para o sul e um leito rochoso de calcário que se desintegra facilmente em lugares onde é composto por múltiplas camadas de lava e terra. É, ainda, dividido entre duas parcelas—uma na parte superior (“Dessus”) e outra na parte inferior (“Dessous”) – que são vinificadas separadamente e depois misturadas antes do engarrafamento para criar um vinho de complexidade excepcional, com grande finesse e potência. A seção inferior fornece uma mineralidade pedregosa e uma expressão quase tânica, enquanto a seção superior produz aromas explosivos, bem como uma sensação arredondada e amanteigada.
Para a vinificação, as uvas são colhidas à mão e vão diretamente para a prensa. A operação de prensagem é suave e lenta para extrair os melhores compostos das uvas. Após uma leve decantação, o mosto é transferido para barris de carvalho francês, sendo 20-25% de carvalho novo, onde ocorrerá a fermentação alcoólica, utilizando leveduras indígenas, seguida pela fermentação malolática. Após 16 meses de envelhecimento, realiza-se a primeira trasfega, seguida de uma leve clarificação. O engarrafamento ocorre no final do segundo inverno após a colheita.
De cor brilhante é possível identificar aromas de baunilha, mel e flores brancas no nariz. Na boca é elegante e encorpado no paladar, tanto na entrada quanto no final, bem estruturado, mas sempre possuindo o “charme” característico deste vinhedo.
É um vinho que harmoniza muito bem com peixes e carnes brancas, pratos como quenelles de salmão e terrines de fígado trufado.
Sua estrutura e ótima acidez ainda permite que seja guardado por muitos anos.