Luberon AOC – “Les Villages Perchés”
Os icônicos vilarejos suspensos do Parque Natural Regional do Luberon inspiram este vinho. Construídos ao redor de castelos medievais, no alto das colinas, permitiam avistar o inimigo à distância e resistir ao tempo. Hoje, esses “vilages perchés” seguem como testemunho vivo da rica história da região, equilibrando preservação patrimonial com modernidade.
Na coleção Les Belles Échappées, a Marrenon revela diferentes expressões do seu savoir-faire, explorando terroirs de grande caráter além de suas denominações históricas. O Les Villages Perchés é um tributo ao Luberon e sua diversidade, sempre mantendo a assinatura da casa: elegância, intensidade aromática e taninos sedosos.
As uvas Syrah (70%) e Grenache Noir (30%) vêm de parcelas selecionadas no coração do Luberon, a 300–400 metros de altitude, sobre solos argilo-calcários. A condução da vinha é cuidadosa, com poda em cordão de Royat, manejo criterioso do dossel e cultivo mecânico. A colheita acontece após uma maturação lenta, ideal para obter taninos macios e fruta plena. A fermentação alcoólica ocorre entre 20 °C e 24 °C, com extrações delicadas e maceração de 16 a 20 dias, seguida de estágio prolongado sob supervisão dos enólogos da Marrenon.
O resultado é um vinho de cor rubi profunda, que revela no nariz notas de vegetação mediterrânea, avelã torrada, nuances de mocha e violetas. No paladar, mostra ataque suave, com fruta vermelha madura em destaque — framboesa e cassis — acompanhadas por toques de alcaçuz, pimenta e avelã, em perfeita harmonia. Estruturado, denso e com textura aveludada, apresenta frescor e um final longo e marcante.
Perfeito para ser servido a 14 °C, o Luberon Les Villages Perchés acompanha desde um simples aperitivo até pratos mais ricos como espetinhos de frango marinado, carnes grelhadas com ervas ou uma tradicional ratatouille provençal.