Domaine Baud

“Le Premices” – Chardonnay

2022

Valor

R$315,00

24 em estoque

-
+

Descrição

Chardonnay “Les Prémices” – AOC Côtes du Jura

Um Chardonnay de vinhas antigas, complexo e refinado, que revela toda a força e elegância do terroir do jura. Um branco de guarda, sedoso e cheio de personalidade.

Elaborado 100% com Chardonnay proveniente das parcelas mais antigas do Domaine Baud, plantadas na década de 1930, em solos de marga e calcário. A densidade média é de 6.500 vinhas por hectare. Desde 2015, o cultivo é realizado com práticas sustentáveis, certificado com o selo Terra Vitis, que garante respeito ao solo e ao meio ambiente.

Vinificação

A vinificação é tradicional, com ambas as fermentações, alcoólica e malolática, ocorrendo em barricas de carvalho usadas. As barricas utilizadas anteriormente foram usadas por cuvées de Condrieu, o que traz complexidade e sutileza ao vinho. A maturação ocorre por cerca de 20 meses em barricas usadas, com ouillage (topping-up) regular, garantindo equilíbrio e riqueza aromática.

Notas de Degustação

Nariz: Aromas florais típicos do Chardonnay, combinados com notas amanteigadas e toques sutis de especiarias.
Boca: Paladar amplo e bem estruturado, com excelente equilíbrio entre frescor e untuosidade. Final longo, com toques de maçã e nuances minerais que refletem o terroir do Jura. Um branco elegante, potente e cheio de complexidade.

Harmonização

Servir entre 13°C e 14°C. Acompanha com perfeição:

  • Peixes e frutos do mar com molho cremoso
  • Carnes brancas (como vitela à blanquette)
  • Fondue, raclette e queijos como Comté

Guarda

Vinho de excelente potencial de guarda: pode evoluir por até 15 anos em adegas bem climatizadas.

Um Chardonnay com alma, feito a partir de vinhas quase centenárias. Para quem busca brancos estruturados, profundos e com identidade única do Jura.

Produtor

A história da propriedade remonta a 1742, quando Jean-François Baud começou a trabalhar como pedreiro em Le Vernois. A casa da família acomodou todas as gerações seguintes que já estavam listadas nos arquivos da cidade antes da Revolução Francesa, ganhando a vida com a agricultura.

Em 1950, René BAUD, a 7ª geração, reconstruiu a vinha que havia sofrido com a crise da filoxera e com as duas guerras mundiais. Naquela época, eram cultivados apenas 4 hectares de vinha.

Em 1978, Jean Michel BAUD e Alain BAUD, a 8ª geração, começaram a gerir a adega e deram um novo impulso à empresa ao criar a propriedade oficial “GAEC Baud Père et Fils”. Graças ao seu trabalho incansável a vinha foi progressivamente ampliada de 4 a 20 hectares de vinhedos.

No dia 1 de janeiro de 2016 a 9ª Geração assume as rédeas da propriedade.
Bastien, 23 anos, é responsável pelos vinhedos e pelo processo de vinificação, enquanto Clémentine, 25 anos, assume a administração e comercialização dos vinhos. Desde sua sucessão, a propriedade cresceu em 3 hectares adicionais, contando agora com vinhedos na AOC Côtes du Jura, AOC L’Etoile, além de 3,5 hectares no exclusivo vinhedo Château-Chalon.

O saber ancestral que foi transmitido de pai para filho ao longo do tempo é algo que Bastien e Clémentine se orgulham muito. Além disso entendem que o Terroir que cultivam é o maior bem que possuem e, por isso, entendem que é extremamente importante respeitá-lo e preservá-lo para garantir o futuro das próximas gerações da família. Com isso em mente praticam a agricultura sustentável visando garantir a qualidade dos vinhos e a preservação do patrimônio. Para estes fins ecológicos, a adega da Domaine Baud tem a certificação “Terra Vitis” desde 2014 e hoje a produção é de aproximadamente 100.000 mil garrafas por ano.