O vinhedo Givry Premier Cru En Choué situa-se numa pequena cavidade de algumas dezenas de hectares voltada para sul, localizada na entrada do Vale Russilly.
As vinhas possuem solos predominantemente calcários, o que tem exigido a utilização de porta-enxertos altamente resistentes aos depósitos calcários activos. Esta encosta apresenta uma maturidade notável e está naturalmente protegida dos ventos de norte e leste.
A colheita é realizada de forma manual e os rendimentos são naturalmente baixos, com as uvas sempre bastante concentradas. O fruto é 100% desengaçado e a maceração a frio é realizada. Uma vez iniciada a fermentação, a uma temperatura controlada, a pisa é praticada duas vezes ao dia, juntamente com uma remontagem, para melhorar a aeração da levedura e a extração de cor e sabor. Cerca de 12 dias são gastos na cuba.
Após a retirada da cuba, uma parte do conteúdo é imediatamente colocada em barricas, sendo 15% novas, enquanto o restante é devolvido às cubas de inox. Após a fermentação maloláctica, a porção em barricas é misturado à parcela que fermentou nas cubas. Em seguida todo o vinho é amadurecido em barricas por períodos entre 9 e 14 meses. O engarrafamento ocorre exclusivamente durante a primavera, 18 meses após a colheita, após a montagem do blend em barricas e cubas.
O Givry Premier Cru En Choué é um vinho que possui uma belíssima cor vermelho rubi. O nariz revela aromas de frutos silvestres frescos sem caroço, cerejas, com o conjunto sustentado por uma textura de framboesa. Ao paladar, este vinho é encorpado e requintado, com muita elegância e personalidade.
Textos antigos mencionam comentários de degustação que citam semelhanças com os célebres nomes de Volnay e Clos Vougeot quando falam deste vinhedo.
Este vinho é um excelente acompanhamento para carnes brancas, marinadas mais leves e pratos de peixe mais firmes cozinhados em molho (como tamboril ou robalo).
Tempo de guarda de até 7 anos