O Givry Heritage do Domaine Chofflet é o antigo Givry Rouge AOC que foi renomeado por Jonathan Brunot como um tributo a Jean Chofflet e Denis Valdenaire, após assumir a propriedade.
Este cuvée vem de vários vinhedos de 30 anos de idade média, inclinados como um anfiteatro em Russilly em solos calcários-argilosos com exposição sudeste. As vinhas encontram-se nas encostas média e superior, onde as temperaturas são mais elevadas ao longo do dia, dando ao fruto uma janela maior de amadurecimento.
Na colheita, as uvas são meticulosamente selecionadas usando um novo equipamento de classificação óptico e, em seguida, movidas por gravidade para a adega. O fruto é 100% desengaçado e a maceração a frio é realizada por 5 dias. Em seguida se inicia a fermentação, a uma temperatura controlada, não excedendo os 28°C.
Jonathan, assim como Denis fazia anteriormente, prefere alternar as operações de prensas leves e periódicas para esmagar as uvas e o bombeamento, onde circula o suco sobre o mosto uma vez por dia (remontagem) para uma maior extração de cor, sabores e aromas e a fim de reter a delicadeza e a fruta tão características deste terroir.
60% do vinho é então envelhecido em barris de carvalho de 228 litros (15% novos, sendo os mais velhos com 3 anos de idade) por 6 meses, enquanto os outros 40% são amadurecidos em tanques de concreto. As duas partes são então unificadas e o vinho é engarrafado pouco antes da próxima colheita.
O Givry Rouge Heritage é robusto e fino, desenvolvendo aromas de frutas vermelhas e pretas (groselhas, framboesas e cerejas escuras e ameixa) e algumas notas vegetais, o que o torna excelente com carnes brancas, marinadas leves ou aves de caça.
Cerca de 1750 caixas são produzidas anualmente deste vinho que pode envelhecer até 7 anos