Domaine Chofflet

Givry “Heritage”

2021

Valor

R$498,00

6 em estoque

-
+

Descrição

O Givry Heritage do Domaine Chofflet é o antigo Givry Rouge AOC que foi renomeado por Jonathan Brunot como um tributo a Jean Chofflet e Denis Valdenaire, após assumir a propriedade.

Este cuvée vem de vários vinhedos de 30 anos de idade média, inclinados como um anfiteatro em Russilly em solos calcários-argilosos com exposição sudeste. As vinhas encontram-se nas encostas média e superior, onde as temperaturas são mais elevadas ao longo do dia, dando ao fruto uma janela maior de amadurecimento.

Na colheita, as uvas são meticulosamente selecionadas usando um novo equipamento de classificação óptico e, em seguida, movidas por gravidade para a adega. O fruto é 100% desengaçado e a maceração a frio é realizada por 5 dias. Em seguida se inicia a fermentação, a uma temperatura controlada, não excedendo os 28°C.

Jonathan, assim como Denis fazia anteriormente, prefere alternar as operações de prensas leves e periódicas para esmagar as uvas e o bombeamento, onde circula o suco sobre o mosto uma vez por dia (remontagem) para uma maior extração de cor, sabores e aromas e a fim de reter a delicadeza e a fruta tão características deste terroir.
60% do vinho é então envelhecido em barris de carvalho de 228 litros (15% novos, sendo os mais velhos com 3 anos de idade) por 6 meses, enquanto os outros 40% são amadurecidos em tanques de concreto. As duas partes são então unificadas e o vinho é engarrafado pouco antes da próxima colheita.

O Givry Rouge Heritage é robusto e fino, desenvolvendo aromas de frutas vermelhas e pretas (groselhas, framboesas e cerejas escuras e ameixa) e algumas notas vegetais, o que o torna excelente com carnes brancas, marinadas leves ou aves de caça.

Cerca de 1750 caixas são produzidas anualmente deste vinho que pode envelhecer até 7 anos

Produtor

Localizada em Russilly, uma aldeia da comuna de Givry, no centro da região de Côte Chalonnaise, na Borgonha, onde prados e vinhedos ficam lado a lado em meio a uma paisagem suavemente ondulada, a propriedade de 15 hectares pertence à família Chofflet desde 1710.

Denis Valdenaire, genro de Jean Chofflet, administrou o domaine de 1986 a 2018. Entre as realizações notáveis de Denis foi fazer parte do replantio do vinhedo Clos Jus há 30 anos. Em 2018, após uma carreira variada e não convencional – que incluiu a escola de negócios, a escola militar Saint Cyr, um Mestrado em Gestão de Vinhos da OIV, o trabalho em uma fazenda na Argentina e a supervisão do Domaine de L’Abbaye de Lerins (Provence) por dois anos – Jonathan Brunot assumiu o Domaine de seu sogro, Denis Valdenaire, após um aprendizado de três anos e após a aposentadoria de Denis.

Jonathan trouxe de volta o nome original da propriedade, Domaine Chofflet, introduziu um novo rótulo, uma nova garrafa e renomeou o Givry Rouge AOC para Givry Heritage como um tributo a Jean Chofflet e Denis Valdenaire.

Denis e agora Jonathan se dedicam à agricultura sustentável há mais de 30 anos. Denis foi um dos primeiros devotos das práticas da cultura sustentável. Eles podam severamente na primavera para eliminar o excesso de crescimento e, assim, mitigar as possiveis doenças que podem atingir a videira, permitindo-lhe limitar os tratamentos ao mínimo absoluto. Os solos são arados em todos os vinhedos do domaine para quebrar as raízes da superfície, treinar as raízes da videira para penetrar mais profundamente e promover um ambiente natural mais saudável.

Os vinhos da denominação Givry são multifacetados e emocionantes de se trabalhar. Cada um, com sua própria personalidade, sabem encantar quem os degusta. Muito típico da denominação, são as notas de groselhas negras e frutas vermelhas.

Um curto período de maceração e fermentação em cuba, seguido de envelhecimento bastante longo, são as técnicas usadas pelo domaine para extrair ao máximo as características da fruta em seus vinhos.

O Domaine Chofflet produz quatro Givrys tintos – incluindo o Givry Rouge Heritage AOC e o 1er Cru Clos Jus – e uma pequena quantidade do raramente visto Givry Blanc.

São vinhos cativantes e acessíveis, que certamente irão conquistar o coração de quem os experimenta.