O Givry 1er Cru Clos Jus é um dos mais antigos vinhedos de Givry, porém foi abandonado por décadas, após a filoxera atacar suas videiras, até Denis Valdenaire, sogro de Jonathan Brunot, replanta-lo em 1990.
Voltado para o leste, inclinado, com solo pedregoso de argila vermelha e calcário e cercado por encostas a uma altitude de 245-280 metros, o Domaine Chofflet possui 8 hectares deste vinhedo histórico, localizado ao norte de Givry e que já foi reconhecido como a melhor encosta de Givry antes da filoxera.
Este cuvée oferece um sabor pronunciado de frutas negras, similar da Côte-de-Nuits, o que fez com que os primeiros a experimentarem o vinho deste vinhedo, após replantado se perguntassem onde estariam as características clássicas de Givry, após suas primeiras colheitas, afinal, nenhuma pessoa viva jamais havia provado um Givry deste vinhedo antes. Desde então, eles aprenderam a apreciar a singularidade deste vinho, chegando até a um ponto onde a Revue du Vin de France, em um comentário recente, comenta como o “buquê complexo” do Grand Cru Clos de Lambrays lembra o do “jovem e surpreendente Clos Jus de Givry”.
Os rendimentos são naturalmente baixos e as uvas são sempre pequenas, tornando a fruta muito concentrada. O fruto é 100% desengaçado e a maceração a frio é realizada por 5 dias. Em seguida se inicia a fermentação, a uma temperatura controlada, não excedendo os 28°C.
Jonathan, assim como Denis fazia anteriormente, prefere alternar as operações de prensas leves e periódicas para esmagar as uvas e o bombeamento, onde circula o suco sobre o mosto uma vez por dia (remontagem) para uma maior extração de cor, sabores e aromas e a fim de reter a delicadeza e a fruta tão características deste terroir.
100% do vinho é então envelhecido em barris de carvalho de 228 litros (20% novos, 40% de segundo uso e 40% de terceiro uso) por 18 meses. É feito então o blend dos 3 barris e o vinho é engarrafado pouco antes da próxima colheita.
O Givry 1er Cru Clos Jus é bem estruturado e complexo, com uma bela cor rubi com tons púrpura e aromas de frutas vermelhas como groselhas e framboesas e algumas notas de baunilha e alcaçuz, o que o torna excelente com carnes de caça, carnes vermelhas queijos maturados.
Apenas 400 caixas são produzidas anualmente deste vinho que pode envelhecer por muitos anos.