Frank Phélan 2016 é uma ilustração perfeita desta safra extraordinária, combinando equilíbrio, precisão e uma profundidade excepcional no paladar.
Criado em 1986, Frank Phélan, o segundo vinho do Château, leva o nome do filho de Bernard Phélan, fundador da propriedade. Frank Phélan é composto por 57% Cabernet Sauvignon e 43% Merlot, que provém de 15 hectares de vinhas antigas e de uma seleção de vinhas mais novas.
É um vinho que combina frutas generosas, intensas e cativantes, com uma estrutura elegante de taninos sedosos. Os 14 meses de envelhecimento trazem maciez e suavidade, o que permitem que seja apreciado desde jovem. O mestre de adega do Château Phélan Ségur trata essas uvas, nascidas de um terroir de nobreza eterna, com o maior respeito, onde a elegância é a sua obsessão;
Vinificação:
A fermentação ocorre ao longo de dez dias, acompanhada por remontagens regulares ou pigeages específicas de cada lote, promovendo a extração dos compostos fenólicos. Em seguida, a maceração dura cerca de vinte dias, com o objetivo de continuar essa extração. O vinho é degustado diariamente para decidir a data ideal de escoamento. Um total de 39 cubas permite uma vinificação precisa, formando a base para as futuras seleções dos cortes.
Na próxima etapa os vinhos vão para os barris, onde se inícia a fermentação malolática nas caves aquecidas. Os vinhos ganham então mais flexibilidade e maciez, repousando durante todo o inverno. O longo processo de assemblage começa no fim da estação fria, com a rigorosa degustação de cada lote. É nesse estágio que ocorre a seleção, com a valiosa consultoria do enólogo Michel Rolland. Alguns lotes são destinados ao Grand Vin do Château Phélan Ségur; enquanto outros vão para o segundo vinho, Frank Phélan.
Terroir e clima:
As vinhas do Château Phélan Ségur estão próximas ao estuário do rio, o que as protege dos invernos rigorosos e dos verões por vezes muito quentes.
A complexidade do terroir de Saint-Estèphe é perfeitamente ilustrada pela propriedade, sendo composto por uma espessa camada de cascalho depositada pelo rio há centenas de milhares de anos.
Notas de degustação:
O Frank Phélan 2016 apresenta coloração vermelho profundo. O nariz intenso de frutas vermelhas em maturação ideal (cereja, morango) é completado por notas especiadas. A qualidade dos taninos é notável, conferindo elegância e potência ao vinho.