No norte do Vale do Rhone, Crozes-Hermitage está situada ao redor da colina de Hermitage, extendendo-se por quase 16km tanto ao norte quanto ao sul da vila de Tain. 90% de sua produção é de vinhos tintos, feitos majoritariamente da uva Syrah, enquanto que os 10% restantes são os brancos feitos das uvas Marsanne e/ou Rousanne
Os Crozes-Hermitage são vinhos de menor estrutura e complexidade e menos longevos comparados com o seu vizinho Hermitage, porém são vinhos mais fáceis de beber e que ficam prontos muito mais rápido.
O CROZES-HERMITAGE BLANC 2023 DO PHILIPPE & VINCENT JABOULET
O Crozes-Hermitage Blanc do P&V Jaboulet vem de uma pequena área, de videiras selecionadas com até 30 anos de idade, produzidos de forma orgânica, com certificação, sem a utilização de inseticidas e herbicidas. É um vinho de cor amarelo dourado, com aromas de flores brancas, muito frescor e mineralidade na boca e longo no paladar.
UVA: 100% Marsanne
TERROIR: Vinhedos em terraços ancestrais, com forte presença de grandes seixos aluviais redondos, de origem glacial.
VINIFICAÇÃO: Vinificado 80% em cubas inox em baixas temperaturas 20% em barris de carvalho de 228 litros. Amadurece ainda por 6 meses com suas leveduras.
SERVIÇO: Servir entre 10° e 12°C.