Chateau Taillefer

Château Taillefer – Pomerol

2020

Valor

R$620,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

O Château Taillefer fica situado no platô de Pomerol e possui uma área de 12 hectares.

Após cultivadas de forma sustentável – o Chateau Taillefer possui a certificação HEV3, a mais alta das certificações – as uvas Merlot (91%) e Cabernet Franc (9%), de vinhas de aproximadamente 35 anos de idade média, são colhidas parcela por parcela, de acordo com dois critérios: Tamanho e densidade dos bagos.

Após a prensagem, o mosto é fermentado em tanques de concreto com temperatura controlada e, na safra de 2020 o Château Taillefer amadurece por 12 meses em barricas de carvalho Francês, 40% novas e o restante de segundo uso.

A produção em 2020 foi de pouco mais de 45.000 garrafas.

Produtor

Um vinho da famosa família Moueix

A história do Chateau Taillefer com a família Moueix se inicia em 1923, quando o comerciante de vinhos de Bordeaux, Antoine Moueix, adquiriu o Château ao ver o grande potencial deste terroir. Porém a propriedade tem uma história ainda mais longeva. Situado no planalto de Pomerol, esta propriedade histórica foi reconhecida pela primeira vez em 1776 pelo geógrafo de Luís XV e foi conservada com grande cuidado por mais de 2 séculos.

A propriedade se estende por 12 hectares e é plantada com vinhas de idade média de 35 anos, 75% Merlot e 25% Cabernet Franc.

Em sua quinta geração, hoje o Chateau Taillefer é comandado pela Claire Moueix e seu marido, Cyril Basteau. Claire já trabalhou no Château Petrús e no Château Cheval Blanc, onde conheceu Cyril e juntos entendem que o vinho deve ser equilibrado e sempre ter uma personalidade muito clara. No caso do Taillefer, é claramente um vinho de Pomerol – um vinho denso, complexo e elegante, que pode evoluir por muitos anos.

O solo desta região é rico em oxido de ferro, característica típica e fundamental do terroir de Pomerol. Fato que inspirou o nome da propriedade: Os mais velhos dizem que o arado “esculpiu o ferro” (“Taillefer” em francês, que em uma tradução mais exata significa “cortar ferro”). Este alto teor de ferro confere complexidade ao vinho, juntamente com a mineralidade, aromas de trufas e violetas.