Domaine Baud

Château Chalon Grand Cru – Vin Jaune

2017

Valor

R$920,00

750750

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

Produzido 100% com a uva Savagnin, uva de grande intensidade e acidez, o Château Chalon é um ícone do Jura e principal cru de Vin Jaune (vinho amarelo), vinho característico da região de Jura.

A Savagnin, plantado em solos ricos em marga azul e cinza com calcário, é colhida tardiamente e depois estagiada por no mínimo 6 anos e 3 meses (tal como diz a legislação local) em barricas de 228 litros que não são completamente preenchidas, permitindo que depois de alguns anos forme-se o véu de flor ou “la voile”, uma camada de leveduras que protege o vinho de uma oxidação excessiva. Este processo é bem parecido com o que ocorre com os vinhos de Jerez. A diferença é que o Château Chalon e os Vin Jaune nunca são fortificados, como os Jerez.

Ao longo destes 6 anos e 3 meses, devido à evaporação, o vinho perde aproximadamente 38% de seu total. Baseado nesta perda os vinhos são engarrafados em pequenas garrafas de 620ml chamadas “Clavelin”.

O Château Chalon tem cor amarelo dourado profundo, também chamado de “ouro velho. No nariz, revela notas intensas de noz, avelã, amêndoa, trufa e especiarias como curry. Em boca, é encorpado, potente e equilibrado, com final longo, redondo e memorável.

É um vinho inesquecível.

Harmonização: Vinho muito gastronômico, engrandece pratos com base de creme e cogumelos, assim como pratos exóticos e picantes. Combina com foie gras e é par perfeito para um aves assadas au vin Jaune, com cogumelos ou com um queijo Comté envelhecido.

Armazenamento: O Château Chalon é um vinho longevo e que pode ser armazenado por muitos e muitos anos (mais de 50 anos). Deve ser servido em temperatura ambiente e é recomendado abri-lo algumas horas antes de ser degustado.

O Château Chalon é um vinho lendário, raro e inesquecível, perfeito para colecionadores e amantes da alta gastronomia.

Produtor

A história da propriedade remonta a 1742, quando Jean-François Baud começou a trabalhar como pedreiro em Le Vernois. A casa da família acomodou todas as gerações seguintes que já estavam listadas nos arquivos da cidade antes da Revolução Francesa, ganhando a vida com a agricultura.

Em 1950, René BAUD, a 7ª geração, reconstruiu a vinha que havia sofrido com a crise da filoxera e com as duas guerras mundiais. Naquela época, eram cultivados apenas 4 hectares de vinha.

Em 1978, Jean Michel BAUD e Alain BAUD, a 8ª geração, começaram a gerir a adega e deram um novo impulso à empresa ao criar a propriedade oficial “GAEC Baud Père et Fils”. Graças ao seu trabalho incansável a vinha foi progressivamente ampliada de 4 a 20 hectares de vinhedos.

No dia 1 de janeiro de 2016 a 9ª Geração assume as rédeas da propriedade.
Bastien, 23 anos, é responsável pelos vinhedos e pelo processo de vinificação, enquanto Clémentine, 25 anos, assume a administração e comercialização dos vinhos. Desde sua sucessão, a propriedade cresceu em 3 hectares adicionais, contando agora com vinhedos na AOC Côtes du Jura, AOC L’Etoile, além de 3,5 hectares no exclusivo vinhedo Château-Chalon.

O saber ancestral que foi transmitido de pai para filho ao longo do tempo é algo que Bastien e Clémentine se orgulham muito. Além disso entendem que o Terroir que cultivam é o maior bem que possuem e, por isso, entendem que é extremamente importante respeitá-lo e preservá-lo para garantir o futuro das próximas gerações da família. Com isso em mente praticam a agricultura sustentável visando garantir a qualidade dos vinhos e a preservação do patrimônio. Para estes fins ecológicos, a adega da Domaine Baud tem a certificação “Terra Vitis” desde 2014 e hoje a produção é de aproximadamente 100.000 mil garrafas por ano.