Produzido 100% com a uva Savagnin, uva de grande intensidade e acidez, o Château Chalon é um ícone do Jura e principal cru de Vin Jaune (vinho amarelo), vinho característico da região de Jura.
A Savagnin, plantado em solos ricos em marga azul e cinza com calcário, é colhida tardiamente e depois estagiada por no mínimo 6 anos e 3 meses (tal como diz a legislação local) em barricas de 228 litros que não são completamente preenchidas, permitindo que depois de alguns anos forme-se o véu de flor ou “la voile”, uma camada de leveduras que protege o vinho de uma oxidação excessiva. Este processo é bem parecido com o que ocorre com os vinhos de Jerez. A diferença é que o Château Chalon e os Vin Jaune nunca são fortificados, como os Jerez.
Ao longo destes 6 anos e 3 meses, devido à evaporação, o vinho perde aproximadamente 38% de seu total. Baseado nesta perda os vinhos são engarrafados em pequenas garrafas de 620ml chamadas “Clavelin”.
O Château Chalon tem cor amarelo dourado profundo, também chamado de “ouro velho. No nariz, revela notas intensas de noz, avelã, amêndoa, trufa e especiarias como curry. Em boca, é encorpado, potente e equilibrado, com final longo, redondo e memorável.
É um vinho inesquecível.
Harmonização: Vinho muito gastronômico, engrandece pratos com base de creme e cogumelos, assim como pratos exóticos e picantes. Combina com foie gras e é par perfeito para um aves assadas au vin Jaune, com cogumelos ou com um queijo Comté envelhecido.
Armazenamento: O Château Chalon é um vinho longevo e que pode ser armazenado por muitos e muitos anos (mais de 50 anos). Deve ser servido em temperatura ambiente e é recomendado abri-lo algumas horas antes de ser degustado.
O Château Chalon é um vinho lendário, raro e inesquecível, perfeito para colecionadores e amantes da alta gastronomia.