Com uma localização excepcional, o Louis Michel & Fils possuem duas parcelas neste vinhedo Chablis Premier Cru, sendo uma plantada em 1969 e a outra em 1978.
Entre Montmains e Butteaux, o Forêts muitas vezes passa despercebido. No entanto, este Chablis Premier Cru guarda um trunfo: um terroir simultaneamente fresco e banhado de sol. Sua acessibilidade imediata, marcada por intensa expressão frutada, é equilibrada por uma estrutura firme, de corpo médio, que confere tensão e elegância ao vinho.
Como muitos Climats da margem esquerda de Chablis, Forêts possui subsolo de marga kimmeridgiana — facilmente reconhecível pelos milhões de fósseis em forma de minúsculas ostras — e solos pobres e pedregosos, cobertos por uma fina camada de argila. Essa combinação imprime ao vinho sua característica mineralidade, acidez natural vibrante e um potencial de guarda que pode chegar a 15 anos.
Antes de ser desmatado, o local era uma floresta — origem de seu nome, registrado já em 1367, quando as videiras já haviam substituído as árvores. Com o tempo, o “es” de forest foi substituído pelo “ê”, resultando na grafia atual: Forêts.
Relativamente plano na base, o vinhedo se transforma em uma encosta íngreme à medida que sobe a colina, beneficiando-se de uma exposição ao sul e leste que garante maturação completa e equilibrada das uvas.
Forêts é um dos três Climats que compõem o prestigiado Climat Montmains, sendo considerado uma de suas expressões mais elegantes e minerais.
Na vinificação, o vinho passa por uma longa fermentação, com suas leveduras selvagens, em tanques de inox com temperatura controlada. A fermentação malolática ocorre espontaneamente e o vinho é amadurecido entre 12 e 16 meses em tanques de aço inoxidável. Por fim, pouco antes do engarrafamento o vinho é suavemente filtrado.
No nariz, o Chablis Premier Cru Forêts apresenta notas de chão de floresta e samambaia, mescladas a nuances mais especiadas de fruta madura, cacau e pimenta. Em boca, é vivo, extremamente mineral e calcário, com a distinta nota de pedra de isqueiro, que por vezes dá lugar a um delicado toque de alcaçuz.
É um vinho que já pode ser apreciado agora ou pode ser armazenado por 8 a 15 anos.
Servir entre 12° e 14° C, devendo ser decantado pouco antes da degustação.