Domaine Ventoura

Chablis 1er Cru Fourchaume

2022

Valor

R$438,00

12 em estoque

-
+

Descrição

Chablis 1er Cru Fourchaume 2022 Domaine Ventoura

“Seja um Petit Chablis, um Chablis, um Premier Cru ou um Grand Cru, para compor um dos nossos vinhos apostamos sempre nas “pedras e folhas”, portanto é essencial que tenhamos um conhecimento profundo e detalhado de cada uma dessas “pedras e folhas”.

Para ter este conhecimento, Thomas Ventoura passa a maior parte de seu tempo nos vinhedos, observando o desenvolvimento das vinhas, o amadurecimento das uvas e identificando os detalhes de cada videira, para que produzam o melhor fruto possível.

Durante as semanas que antecedem a colheita a presença na vinha se intensifica, o número de uvas provadas se multiplica e a ideia do potencial da uva e da safra é cada vez mais clara.

A colheita e a vinificação têm como único objetivo transformar as uvas em vinho sem comprometer os aromas, sabores e tipicidade dos terroirs que estão “embalados” em pequenos frutos dourados.

O Chablis 1er Cru Fourchaume 2022 do Domaine Ventoura é feito com as uvas Chardonnay de um único vinhedo de aproximadamente 1 hectare, plantado em 1988, com exposição sul, inclinação de 12% e uma altitude de 150 a 170 metros.

A fermentação ocorre com as leveduras nativas em tanques de inox, onde também ocorre a conversão malolática. Após a fermentação o vinho é amadurecido por 18 meses, com as suas borras finas, 50% em tanques de inox e 50% em barris de carvalho e pouco antes de ser engarrafado passa por uma suave e delicada filtragem.

Seguindo as características e a verdadeira marca desta região, este é um Chablis 1er Cru com notas minerais bastante realçadas. No nariz é cítrico, com algumas notas picantes de pimenta branca e nuances que lembram a brisa do mar provindos da grande influência do solo Kimmeridgiano. No paladar é perfeitamente equilibrado, combinando uma tensão fina com um perfil mais encorpado, quase untuoso e final persistente, que só confirma as origens deste Chablis 1er Cru Fourchaume.

É um Chablis que harmoniza perfeitamente com camarões e lagosta grelhada, pratos de mariscos e risoto de trufas.

Produtor

Em sua terceira geração, o Domaine Ventoura é, antes de tudo, um domaine familiar.

Com 11 hectares de Petit Chablis, Chablis e Chablis Premier Cru, o domaine está situado em Fontenay près Chablis e, desde a sua fundação, sempre concentrou seus esforços nos vinhedos antes mesmo de pensar em engarrafar uma das 40.000 garrafas que produzem anualmente.

Tudo começou com Auguste, um simples agricultor cuja posse incluía algumas ovelhas, vacas, alguns hectares de campos de cereais e uma videira plantada em 1953. Mas foi seu filho, Claude, que expandiu o domaine, passando de alguns poucos hectares para os atuais 11 hectares que agora possuem nos arredores de Fontenay.

Por 25 anos, a produção das uvas era enviada para a cooperativa local. Esta longa jornada resultou em um verdadeiro e profundo conhecimento das parcelas e terroirs de Chablis, criando uma proximidade bastante íntima com os solos Portlandiano e Kimmeridgian de 150 milhões de anos, que nutrem a mineralidade única dos vinhos e testemunham toda a trajetória histórica de Chablis.

O legado da família continua com Thomas, filho de Claude, responsável por tomar o próximo passo e incentivar e iniciar a produção dos primeiros vinhos com o rótulo do Domaine Ventoura, utilizando as preciosas uvas que antes eram vendidas para a cooperativa e transformando-as em expressões autênticas deste terroir incrível. Essa decisão marcou um ponto de virada fundamental, trazendo uma nova perspectiva e paixão para o processo.

Thomas começou a aplicar técnicas de maior respeito com o solo e com as vinhas, praticando um manejo sustentável e orgânico, apesar de não buscarem alguma certificação. A busca pela excelência levou o domaine a investir em equipamentos modernos, prensas próprias, vinícola e adega, reforçando sua busca pela singularidade.

Em sua visão, tudo se inicia e realmente acontece nos vinhedos, principalmente em uma região com um terroir tão incrível e diverso como o de Chablis, portanto Thomas passa a maior parte do tempo nos vinhedos, observando o desenvolvimento das vinhas ao longo das estações. Esta presença constante nos vinhedos permite intervenções técnicas e precisas para guiar o crescimento e amadurecimento das uvas até o momento da colheita.

Tanques de inox, barricas de carvalho e o know-how de 7 décadas produzindo, são as ferramentas que permitem que a personalidade e a riqueza das uvas se destaquem. Cada safra, cada denominação e cada parcela é cultivada com precisão e com a preocupação de engarrafarem a essência dos terroirs que marcam a vida de todos que fazem parte desta história.

Uma vida resumida em um alto nível de “presença” e um baixo nível de intervenção, onde o respeito pela terra e pelo patrimônio alimenta a necessidade e o desejo de um dia passar estas terras às gerações futuras e, acima de tudo, serem reconhecidos como verdadeiros “Tradutores de Terroir”.