Domaine des Fonds

Saint-Amour

2020

Valor

R$295,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

Saint-Amour é o segundo menor cru e a região mais ao norte de Beaujolais, fazendo divisa com a incrível região do Mâcon.

Os vinhedos “Champs grillés” e “Côte de Besset”, em Saint-Amour, possuem exposição solar Norte/Nordeste e solo de argila, seixo rolado, com subsolo de xisto, trazendo personalidade a este Gamay com aromas de frutas negras.

Após a colheita as uvas são selecionadas e, em seguida, parcialmente desengaçadas (50% a 70%). A vinificação tradicional dura de 10 a 14 dias, com operações de punção e bombeamento do mosto com intensidades determinadas pela safra e característica da uva. Por fim o vinho é então envelhecido em tanques de aço inox.

De cor granada profunda, o Saint-Amour do Domaine des Fonds tem aromas expressivos, frutados e intensos de frutas negras, combinando aromas de peônias, amoras e mirtilos.

No paladar é concentrado e a predominância de frutas negras e peônias aparece novamente, com uma intensidade adorável. Os taninos estão presentes, mas são sedosos, tornando o vinho bem estruturado e macio no paladar e dando-lhe bom comprimento.

Ideal com carnes brancas e vermelhas, coelho e aves de caça, o Saint-Amour é melhor apreciado dentro de 5 anos, porém pode envelhecer por muitos anos.

Produtor

Criado em 2010, o Domaine des Fonds é gerido por André Berrod, enólogo há quase 40 anos e seu filho e jovem enólogo de 30 anos, Florent.

Beaujolais fica entre a região de Mâcon e a cidade de Lyon. Apesar de já ter feito parte da Borgonha, é uma região independente e cheia de peculiaridades. Além do cultivo da uva Gamay, ao invés da Pinot Noir, o clima, o solo e a topografia são bem diferentes, gerando vinhos distintos.

Essa região possui 12 diferentes Denominações de Origem, as famosas Beaujolais e Beaujolais Villages além dos 10 Crus de Beaujolais, que representam a elite dos exemplares da região. Com solo formado por xisto e granito, os 10 crus são (do norte para o sul): Saint-Amour, Julienas, Chenas, Moulin-à-Vent, Fleurie, Chiroubles, Morgon, Regnié, Broully e Côte de Broully.

Localizado na comuna de Fleurie, o terceiro maior cru de Beaujolais e descrito como o mais “feminino” e elegante dos crus Beaujolais o Domaine des Fonds possui 17 hectares de vinhedos onde Pai e filho cultivam três castas diferentes: Gamay para todos os vinhos tintos, que representam 90% da nossa produção, Chardonnay e Viognier para a produção dos vinhos brancos.

Os vinhedos possuem em média 40 anos de idade, com a presença de algumas videiras centenárias e todo o manejo é feito com o maior cuidado e respeito possível, tanto que a propriedade é certificada com o selo HVE (High Environmental Value Estate).

A colheita é feita toda a mão e como André e Florent buscam mais por densidade e complexidade em seus vinhos, ela é feita um pouco mais tarde, com as uvas mais maduras.

A vinificação é realizada da forma tradicional, conhecida como o “método borgonhês”, buscando a autenticidade de seus vinhos. No entanto, a vinícola também dispõe de equipamentos modernos para garantir uma qualidade cada vez maior em seus vinhos. As uvas costumam ser desengaçadas e posteriormente, fermentadas em tanques de concreto. Florent e André alternam a agitação do mosto, com o bombeamento buscando uma maior extração de cor, aromas e sabores de suas uvas. Por fim o vinho é então envelhecido em tanques de aço inox.