Sendo o único vinho tinto fora de Volnay que o Bitouzet-Prieur produz, o Beaune Premier Cru “Cents-Vignes”, talvez seja, ainda, o vinho tinto mais encantador do Domaine.
Os Bitouzet possuem 1,26 hectares de vinhas aqui, plantadas em 1987 e 1988.
Localizado na base da encosta de Beaune, o vinhedo de 1,26 hectares de propriedade do Bitouzet-Prieur, plantado em 1987 e 1988 perto da parte norte da cidade, possui solo argilo-calcário com uma textura leve e arenosa, típica de uma base sedimentar, com grande acumulação de cascalho e subsolo pedregoso.
As uvas são colhidas e selecionadas à mão e os cachos são totalmente desengaçados e transferidas para as cubas de fermentação por gravidade, a fim de preservar a integridade do fruto. As uvas são mantidos a uma baixa temperatura por 6-8 dias para extrair suas qualidades aromáticas, até a fermentação alcoólica ocorrer naturalmente com suas leveduras indígenas. Durante esta fase, o vinho é provado constantemente para determinar se deve ser realizadas operações de punch down e/ou bombeamento, a fim de extrair mais ou menos taninos nobres das uvas. Após a fermentação, o vinho é transferido para barricas de carvalho francês por 12 a 16 meses, durante os quais ocorre a fermentação malolática.
O Beaune Premeir Cru “Cents Vignes” tem boa estrutura, aromas muito pronunciados de frutas vermelhas e uma finesse no paladar, característica provenientes do solo leve que compões seu vinhedo. Apresenta os típicos taninos finos e frutas vermelhas graciosas de cerej, tradicionais desta denominação. É versátil, sedoso e fino, com excelente equilíbrio e frutas lindamente maduras.
Harmoniza muito bem com carne vermelha grelhada ou marinada, como presunto assado, cordeiro ou ensopados, além de todos os tipos de queijo. Com o envelhecimento, pode acompanhar uma carne de caça com mais temperos.