O Beaune “Les Coucherias” é um pequeno vinhedo de 1,17 hectares, localizado em uma encosta com exposição sul/sudeste, a uma altitude de cerca de 250 m, entre antigas pedreiras usadas na construção da cidade de Beaune, com solo formado por calcário e marga.
Na vinificação do Beaune 1er Cru “Coucherias”, as uvas Chardonnay são colhidas manualmente em pequenas caixas, depois classificadas e selecionadas e, por fim, prensadas em prensas pneumáticas. A fermentação é realizada em barricas de carvalho e após a fermentação maloláctica o vinho amadurece por 17 meses em barricas.
A colheita 2020 começou de forma historicamente precoce.
Após um inverno excepcionalmente ameno, as videiras retomaram seu crescimento de maneira acelerada, com brotação precoce. A primavera foi marcada por abundante insolação e temperaturas elevadas, o que favoreceu um desenvolvimento rápido da vegetação e uma floração igualmente adiantada e homogênea.
Durante o verão, o calor se intensificou e o amadurecimento das uvas começou cedo. As ondas de calor no final do verão e a escassez de chuvas não retardaram o processo de maturação. Pelo contrário, ele avançou de forma surpreendentemente rápida.
A colheita no Domaine Jacques Prieur teve início de maneira inusitadamente antecipada. As uvas estavam em excelente estado sanitário, com maturação ideal e acidez elevada. Essa combinação é resultado da concentração natural ocorrida no fim do ciclo de amadurecimento, sob a influência de ventos quentes vindos do sul e temperaturas elevadas.
O Beaune 1er Cru “Coucherias” do Domaine Jacques Prieur
De cor dourado com reflexos prateados e esverdeados, é um vinho com aromas sedutores, com notas de frutas amarelas frescas (ameixa mirabelle) e um paladar macio e agradável, com notas de laranja cristalizada. Sua complexidade é uma verdadeira festa para os sentidos.