O vinhedo “Les Coucherias” está localizado em uma encosta com exposição sul/sudeste, a uma altitude de cerca de 250 m, entre antigas pedreiras usadas na construção da cidade de Beaune, com solo formado por calcário e marga.
Na vinificação do Beaune 1er Cru “Coucherias”, as uvas Chardonnay são colhidas manualmente em pequenas caixas, depois classificadas e selecionadas e, por fim, prensadas em prensas pneumáticas. A fermentação é realizada em barricas de carvalho e após a fermentação maloláctica o vinho amadurece por 18 meses em barricas.
Na safra de 2018 todos os recordes foram quebrados em comparação com os dados habituais. Uma baixa incidência de chuvas, excepcional exposição solar e temperaturas altas.
O mês de abril se inicia mudando todas as previsões devido às altas temperaturas e boa luz solar, fazendo com que as videiras cresçam extremamente rápido. Em poucos dias, 2018 passa de uma previsão de ser um ano tardio, para entrar no top 3 de safras com o ciclo vegetativo mais precoce (2007 e 2011).
Sob a influência de condições climáticas quase tropicais (calor e chuva desde o final de maio), junho é um mês espetacular em termos de desenvolvimento do vinhedo. Em 3 semanas, se passa do final da floração para o fechamento completo do cacho.
Devido às temperaturas muito altas e a um sol excepcional, a véraison (o início do amadurecimento das uvas) começa no meio de julho e, em alguns casos o estágio de maturação já está em 80%, no final do mês. A primeira metade de agosto é muito quente, com temperaturas acima de 32°C. Essas condições extremas fazem com que as fases da videira se acelerem rapidamente e, mais uma vez, após 2003, 2007, 2011, 2015 e 2017, a precocidade da safra é confirmada. A colheita começa no dia 29 de agosto e termina em 12 de setembro. Tanto a Pinot Noir, quanto a Chardonnay estão igualmente maduras, sem diferença significativa entre a Côte de Beaune e a Côte de Nuits.
O Beaune 1er Cru “Coucherias” do Domaine Jacques Prieur
De cor dourado com reflexos prateados e esverdeados, é um vinho com aromas sedutores, com notas de frutas amarelas frescas (ameixa mirabelle) e um paladar macio e agradável, com notas de laranja cristalizada. Sua complexidade é uma verdadeira festa para os sentidos.