Beaujolais “Moulin-à-Vent” Coeur de Terroirs 2018
Muito preocupados com a individualidade de cada terroir, o Domaine Labruyere estabeleceu uma abordagem vinhedo a vinhedo, como praticada na Borgonha, levando a três cuvées específicos: Champ de Cour, Le Carquelin e Le Clos, o único Monopole da denominação. O Beaujolais “Moulin-à-Vent” Coeur de Terroirs é uma seleção destes 3 grandes terroirs, vinificados de forma separada e compondo o blend final.
Estes vinhedos são originários predominantemente de solos de granito, ricos em quartzo onde a uva Gamay se desenvolve com maestria. As parcelas da família Labruyère são plantadas com uma densidade de 10.000 videiras por hectare e Idade média de 50 anos. As uvas são colhidas manualmente em caixas de 15 kg antes de serem passadas para uma mesa de classificação dupla e, posteriormente, ocorre o desengace. A fermentação ocorre em cubas de concreto com sistema todo termorregulado, com cada parcela separada para expressar as características únicas do terroirs.
O vinho então madurece por 14 meses em barricas de carvalho e em barris de 600 litros, denominado “demi-muid”, e posteriormente em cubas de concreto.