O Barolo DOCG Fossati 2018 do Cesare Bussolo
“Alugo o vinhedo Fossati de Roberto Voerzio com um contrato de 20 anos. Consideramos esta parcela como um “grand cru da Borgonha”, o mais alto nível que um vinho pode atingir em Barolo.”
O vinhedo Fossati está localizado no sul de La Morra, a uma altitude de 330 metros acima nível do mar e com um solo rico em argila branca e muitas pedras.
Para limitar a produção e ter uma boa concentração das uvas Nebbiolo, é feita uma custosa e trabalhosa seleção das uvas em um processo que é conhecido como colheita verde em duas etapas. A primeira colheita ocorre em julho onde Cesare corta 65% dos cachos que estão começando a crescer e a segunda no final de agosto onde ele seleciona os melhores cachos e corta a sua parte inferior para resultar em uma produção de apenas 1 kg por vinha.
Assim como os outros vinhedos de Cesare, o cultivo é orgânico, sem a utilização de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e antifungos, para que o terroir possa se expressar ao máximo.
Os vinhos do Cesare Bussolo são muito exclusivos e de produção extremamente limitada. Este Barolo Fossati, por exemplo, tem uma produção de apenas 1868 garrafas de 750ml e 50 Jeroboam, nesta safra.
Com a sua primeira safra ocorrendo em 2014, o Barolo DOCG Fossati chega ao mercado 4 anos após a colheita e é um vinho que pode envelhecer tranquilamente por 25 a 30 anos.
VINIFICAÇÃO: A colheita ocorreu no fim de Setembro e após as fermentações com as leveduras do próprio vinhedo, sendo aproximadamente 20 dias de fermentação alcóolica e 40 dias de fermentação malolática, o vinho amadurece em barris de carvalho, 20% novos, por 24 meses até o engarrafamento no final de agosto, sem qualquer filtração.
SERVIÇO: Abra a garrafa de 3 a 4 horas antes de servir o vinho, a uma temperatura de 14/15°C.