O Barolo DOCG Bricco Voghera 2018 da Tenuta Cucco:
Nascido em um vinhedo localizado na região de Serralunga, onde os produtores mais importantes da Langhe possuem parcelas: Gaja, Giacomo Conterno, Bruno Giacosa, Massolino e, obviamente, a Tenuta Cucco, as videiras deste vinhedo aprofundam suas raízes em uma área que deriva de uma formação muito antiga, a Formazione di Lequio. O solo neste local é baseado em rochas que contém maior quantidade de argila, o que confere estrutura, potência e elegância ao vinho.
As uvas Nebbiolo, assim que colhidas, são desengaçadas, prensadas e deixadas para pré-fermentar em pequenas cubas, durante 72 horas a uma temperatura de 18° C, de forma a destacar as características deste vinhedo. Segue-se a fermentação, com maceração suave, a uma temperatura de 26° C.
Após 30 dias de maceração, onde as peles das uvas ficam em contato com o suco, o vinho é drenado e em seguida, é feita a fermentação malolática e o vinho estará pronto para ser transferido para o processo de amadurecimento.
Para esta etapa o vinho permanece 30 meses em barris eslovenos tradicionais, de 25 mil litros, onde o vinho estabiliza a sua cor e sua estrutura, ganha elegância e atinge o seu pico de sabor e equilíbrio. Em seguida, é engarrafado, onde amadurece por pelo menos 12 meses antes de ser comercializado.
De cor vermelho rubi brilhante com tons alaranjados, o Barolo Bricco Voghera tem aromas elegantes, com notas de tabaco adocicado, violetas, ameixas secas, balsâmico, eucalipto e notas de baunilha e alcaçuz. É um vinho encorpado, harmonioso e com um final agradável. O final de boca tem deliciosas notas de alcaçuz e baunilha.
Vinho de personalidade intensa, ideal para acompanhar saborosos pratos de carne e caça em geral, ou com queijos de massa dura ou mais firmes.
Melhor servido entre 16 e 18 ° C.