O Barbera D’Alba DOC Roscaleto 2019 do Cesare Bussolo
“Quando decidi produzir este vinho, pensei que a uva Barbera também fosse capaz de fazer vinhos do mais alto nível, como o Barolo e hoje o considero um vinho “Grand Cru”!!”
O vinhedo Roscaleto está localizado na parte sudeste de La Morra, a 320 metros de altitude, com solo de argila branca e vinhas de 40/45 anos.
O Roscaleto é um vinhedo fantástico que casou perfeitamente com o seu estilo de vinificação de poda curta, no sistema Guyot e 2 etapas de colheita verde para selecionar os melhores cachos, resultando em apenas 0,5kg por vinha. “A segunda rodada de poda, na metade/final de agosto é realmente intensa, alguns diriam até que “louca”, para chegar em 4 a 5 pequenos cachos de 100 gramas cada.”
Assim como seus outros vinhedos, o Roscaleto também é criado de forma orgânica, sem a utilização de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e antifungos, para que o terroir possa se expressar ao máximo.
Os vinhos do Cesare Bussolo são muito exclusivos e de produção extremamente limitada. Este Barbera D’Alba, por exemplo, é o seu vinho de menor produção, com apenas 702 garrafas nesta safra.
VINIFICAÇÃO: A colheita ocorre no fim de Setembro e após as fermentações com as leveduras do próprio vinhedo, sendo aproximadamente 30 dias de fermentação alcóolica e 70 dias de fermentação malolática, o vinho amadurece em barris de carvalho, 28% novos, por 24 meses até o engarrafamento no final de agosto, sem qualquer filtração.
O Barbera Roscaleto é um vinho muito rico, encorpado e profundo com uma incrível cor vermelho-violeta. No nariz sente-se cerejas, casca de laranja, ervas balsâmicas e pimenta, com bom equilíbrio com o carvalho.
É um verdadeiro vinho de colecionador. A sua estrutura permite que este vinho seja guardado por 25 anos, ou mais.
SERVIÇO: Abra a garrafa de 3 a 4 horas antes de servir o vinho, a uma temperatura de 16°C.