Jacques Prieur

Santenay 1er Cru Grand Clos Rousseau

2019

Valor

R$1.745,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

Santenay 1er Cru Grand Clos Rousseau 2019

O Santenay 1er Cru Grand Clos Rousseau 2019 da Labruyère-Prieur Sélection é um Pinot Noir de expressão clássica e terroir marcante, proveniente de um dos climats mais respeitados de Santenay. O Grand Clos Rousseau está localizado na parte sudeste da denominação, em encostas bem expostas, com solos argilo-calcários profundos e rica presença de pedras, que favorecem a maturação equilibrada das uvas.

Este Santenay Premier Cru é cultivado com práticas vitícolas sustentáveis, respeitando o equilíbrio natural da vinha. A colheita é feita manualmente com rigorosa triagem das uvas. A fermentação ocorre em tanques de inox com leveduras indígenas, seguida de uma longa maceração que extrai taninos finos e complexidade aromática. O vinho amadurece por cerca de 16 meses em barricas de carvalho francês, sendo aproximadamente 30% novas, conferindo estrutura e elegância ao conjunto.

Notas de Prova

Visual: Vermelho-rubi profundo, com reflexos granada.
Aromas: Nariz expressivo, com notas de cereja madura, ameixa e framboesa, seguidas por toques de especiarias doces, couro e uma delicada nota terrosa.
Paladar: Ataque macio e sedoso, taninos bem integrados, textura envolvente e um final fresco e persistente, com nuances minerais e frutadas.

O Santenay 1er Cru Grand Clos Rousseau 2019 revela a elegância e a intensidade dos melhores Pinot Noirs da Côte de Beaune. Perfeito para harmonizar com carnes de caça, cordeiro assado, pratos com cogumelos ou queijos curados.

Produtor

Com uma historia iniciada em 1868, o Domaine Jacques Prieur criou um dos mais raros mosaicos de terroirs da Borgonha. É a única vinícola à possuir 21 hectares de vinhedos nas maiores apelações da Côte D’or sendo donos de vinhedos em quase um terço dos Grand Crus da Borgonha, como Montrachet, Chevalier-Montrachet, Corton-Charlemagne, Corton-Bressandes, Echézeaux, Clos Vougeot, Musigny, Chambertin e Chambertin Clos de Bèze.
Esse portfolio incrível é completado por mais 14 vinhedos Premiers Crus e dois icônicos monopólio, o Meursault Clos de Mazeray e Beaune Clos de La Feguine tanto em branco, quanto em tinto.

Desde a união do Domaine com a família Labruyere, foram adicionados 9 hectares que eram de propriedade da família e estes vinhos são rotulados como Labruyère-Prieur Sélection.

Os vinhedos, geridos pelo talentoso Daniel Godefroy, são cultivados com métodos sustentáveis, onde interferências humanas foram reduzidas drasticamente. O trabalho de solo substitui os tratamentos químicos e algumas tarefas respeitam o calendário lunar.
A vinificação é realizada pela talentosa Nadine Gublin, que está no grupo desde 1990 e é responsável pela direção técnica desde 2009. Nadine recebeu o título de Enólogo do Ano em 1998, concedido pela Revue du Vin de France.

Hoje, a família Labruyère, com o apoio dos herdeiros da família Prieur, levam essa jóia da Borgonha para o mundo, promovendo e defendendo, todos os dias, o divino terroir da terra sagrada.