La Raia

Gavi Riserva Vigna Madonnina DOCG

2018

Valor

R$240,00

80 em estoque

-
+

Descrição

O Gavi Riserva Vigna Madonnina DOCG 2018 da La Raia

Um de apenas 4 vinhos da região que podem ser classificados como Gavi Riserva, este vinho vem do vinhedo chamado La Madonnina, de solo calcário, argiloso e margoso, particularmente adequado para o cultivo da uva Cortese, situado em uma colina voltada para sudeste, no sul do Piemonte.

As uvas da variedade Cortese são selecionadas diretamente na vinha e colhidas a mão, no final de setembro. Após a seleção, as uvas são desengaçadas e prensadas delicadamente. O mosto obtido é decantado a baixa temperatura. A fermentação alcoólica ocorre em pequenos tanques de aço inoxidável de forma controlada.
Quase 25 dias depois, no final da fermentação, o vinho é transferido para outro tanque de aço inoxidável, onde permanece por 6 meses. O Gavi DOCG Riserva é então engarrafado e continua a amadurecer por mais seis meses na garrafa, antes de ser comercializado.
Este procedimento de refinamento torna o vinho mais longevo e agradável de beber.

De cor amarelo palha, possui aromas finos e delicados, com toques florais típicos da região de Gavi.
na boca é rico, seco e harmônico. Agradável ao paladar, saboroso e com um final longo e persistente.

Harmonização: Excelente com frutos do mar, especialmente mariscos, além de entradas leves e risotos. Combina muito bem também, com queijos frescos e macios.

Melhor servido entre 10° e 12°C.

Produtor

Situada nas suaves colinas de Gavi, no pitoresco sul do Piemonte, a propriedade La Raia foi adquirida pela família Rossi Cairo em 2003.

Movidos por uma crescente consciência sobre a importância da agricultura saudável e sustentável, que honra a biodiversidade e preserva o terroir para as gerações futuras, a empresa se lançou em novas empreitadas. Os filhos de Piero Rossi Cairo e futuros herdeiros da propriedade, propuseram uma abordagem ousada: adotar práticas biodinâmicas e orgânicas para resgatar as características autênticas daquele terroir, há séculos apreciado pelas variedades de uva Cortese e Barbera.

Assim nasceu a La Raia, uma propriedade que se transformou em uma fazenda biodinâmica certificada pela Demeter, abrangendo mais de 180 hectares de pastagens, campos e castanheiros, além dos 48 hectares de vinhedos. Nesse ambiente, onde a vida selvagem floresce, são cultivados vinhos, mel, cereais, vegetais, frutas e até carnes, tudo seguindo princípios orgânicos e sustentáveis.

Até mesmo a estrutura física da vinícola foi concebida com um olhar voltado para a sustentabilidade, minimizando o impacto ambiental. A adega da La Raia incorpora tecnologias de ponta e se destaca por elementos arquitetônicos singulares. Uma imponente fachada de vidro revela os tanques de aço inoxidável utilizados na produção, enquanto a estrela central é a parede imensa de taipa, erguida por meio da antiga técnica sustentável de construção chamada Pisé (que dá o nome ao principal vinho da vinícola), utilizando como matriz e principal material para a construção, a terra proveniente de escavações e dos campos em volta da propriedade.


As paredes de Taipa construídas com a técnica chamada Pisé, o mesmo nome do vinho ícone da La Raia.

Além da produção de vinhos, a La Raia diversificou suas atividades. O complexo abriga o renomado hotel e restaurante Locanda La Raia, com um menu assinado pelo chef estrelado Tommaso Arrigoni. Também se destaca a Fondazione La Raia, uma galeria de arte ao ar livre que estimula a interação entre arte e natureza. A vinícola ainda abraça a comunidade local, mantendo uma horta comunitária para os moradores das vilas vizinhas e uma escola fundamentada no modelo pedagógico Steiner, focando na educação das crianças das famílias da região.

Todo esse cuidado e dedicação resultaram em um êxito incontestável nos últimos anos: os vinhos biodinâmicos Gavi e Barbera da La Raia conquistaram admiradores entre consumidores, críticos e profissionais do setor, tanto na Itália como internacionalmente.