La Raia

Piemonte DOC Barbera

2018

Valor

R$191,67

48 em estoque

-
+

Descrição

As uvas Barbera são cultivadas no Piemonte desde os tempos medievais. Os bagos são perfeitamente maduros, desfrutando de uma alta taxa de açúcar e uma boa acidez, típica da casta Barbera.
A colheita acontece entre o final de setembro e o início de outubro. As uvas são colhidas a mão e trazidas para a adega para a prensagem. Então o mosto inicia sua fermentação com borras naturais e junto de sua casca. A fermentação alcoólica continua lentamente por 15 dias e em seguida ocorre a separação do líquido das peles.
O vinho é mantido a uma temperatura de 20 °C por cerca de um mês, para favorecer a fermentação malolática. Após algumas decantações, necessárias para tornar o produto mais límpido, o vinho é amadurecido em tanques de aço inoxidável.

Harmonização: Sua simplicidade o faz combinar com a maioria das refeições. Fica excelente com molhos de carne, carne assada e queijos pouco maturados.
Melhor servido entre 18° e 20°C.

Produtor

Em 2003 a família Rossi Cairo adquiriu a propriedade La Raia, nas suaves colinas de Gavi, no sul do Piemonte.
A crescente conscientização da importância de uma agricultura saudável, de alta qualidade, sustentável, que valorize a biodiversidade e preserve o terroir, favorecendo as gerações futuras, levou a empresa a realizar novas iniciativas. Os filhos de Piero Rossi Cairo e futuros herdeiros da propriedade, sugeriram entrar nesta nova aventura com uma abordagem biodinâmica e orgânica, a fim de recuperar as características originais daquele terroir que, há séculos apreciam a variedade de uva Cortese.

La Raia, a partir de então, nasceu dessa intuição: uma fazenda biodinâmica com certificado Demeter, que abrange mais de 180 hectares de vinhedos, pastagens, campos e castanheiros habitados por animais selvagens e com produção de vinho, mel, cereais, vegetais, frutas e até mesmo carnes, de forma orgânica e sustentável.

Nos últimos anos, seus vinhos biodinâmicos Gavi e Barbera consolidaram seu sucesso entre consumidores, críticos e profissionais do setor, tanto na Itália quanto no exterior.

Além dos vinhos, possuem um hotel e restaurante, com menu assinado pelo chef estrelado Tommaso Arrigoni, chamados Locanda La Raia, uma galeria de arte a céu aberto chamada Fondazione La Raia e ainda uma escola com o modelo pedagógico Steiner, focada na educação das crianças das famílias da região.