O Gavi Riserva Vigna Madonnina DOCG 2018 da La Raia
Um de apenas 4 vinhos da região que podem ser classificados como Gavi Riserva, este vinho vem do vinhedo chamado La Madonnina, de solo calcário, argiloso e margoso, particularmente adequado para o cultivo da uva Cortese, situado em uma colina voltada para sudeste, no sul do Piemonte.
As uvas da variedade Cortese são selecionadas diretamente na vinha e colhidas a mão, no final de setembro. Após a seleção, as uvas são desengaçadas e prensadas delicadamente. O mosto obtido é decantado a baixa temperatura. A fermentação alcoólica ocorre em pequenos tanques de aço inoxidável de forma controlada.
Quase 25 dias depois, no final da fermentação, o vinho é transferido para outro tanque de aço inoxidável, onde permanece por 6 meses. O Gavi DOCG Riserva é então engarrafado e continua a amadurecer por mais seis meses na garrafa, antes de ser comercializado.
Este procedimento de refinamento torna o vinho mais longevo e agradável de beber.
De cor amarelo palha, possui aromas finos e delicados, com toques florais típicos da região de Gavi.
na boca é rico, seco e harmônico. Agradável ao paladar, saboroso e com um final longo e persistente.
Harmonização: Excelente com frutos do mar, especialmente mariscos, além de entradas leves e risotos. Combina muito bem também, com queijos frescos e macios.
Melhor servido entre 10° e 12°C.