Chablis 2023 Domaine Ventoura
“Seja um Petit Chablis, um Chablis, um Premier Cru ou um Grand Cru, para compor um dos nossos vinhos apostamos sempre nas “pedras e folhas”, portanto é essencial que tenhamos um conhecimento profundo e detalhado de cada uma dessas “pedras e folhas”.
Para ter este conhecimento, Thomas Ventoura passa a maior parte de seu tempo nos vinhedos, observando o desenvolvimento das vinhas, o amadurecimento das uvas e identificando os detalhes de cada videira, para que produzam o melhor fruto possível.
Durante as semanas que antecedem a colheita a presença na vinha se intensifica, o número de uvas provadas se multiplica e a ideia do potencial da uva e da safra é cada vez mais clara.
A colheita e a vinificação têm como único objetivo transformar as uvas em vinho sem comprometer os aromas, sabores e tipicidade dos terroirs que estão “embalados” em pequenos frutos dourados.
O Chablis 2023 do Domaine Ventoura é feito com um blend de uvas Chardonnay de 4 vinhedos plantados entre 1984 e 1999, com exposição sudeste e que juntos somam pouco mais de 6 hectares.
A fermentação ocorre com as leveduras nativas em tanques de inox, onde também ocorre a conversão malolática. Após a fermentação o vinho é amadurecido por 10 meses, com as suas borras finas, 100% em tanques de inox e pouco antes de ser engarrafado passa por uma suave e delicada filtragem.
No nariz é bastante equilibrado, com sabores de frutas maduras e de caroço, com notas picantes de casca de laranja. Depois de respirar um pouco estes aromas de frutas se fundem com o perfil mineral que este vinho possui. Assim como no nariz, na boca é harmonioso, fresco e carnudo. Há um ótimo equilíbrio entre esta estrutura frutada, com uma tensão criada pela alta acidez e a mineralidade calcária característica da região.
É um Chablis que harmoniza perfeitamente com ostras, salmão defumado e carnes brancas.