Com uma localização excepcional, no coração de Butteaux, na parte mais ocidental do vinhedo Montmains, este vinhedo tem mais de 60 anos de idade. O solo nesta região às vezes é difícil de trabalhar, por isso o amadurecimento da videira e de suas uvas é lento, principalmente na primavera. Os rendimentos estão diminuindo gradativamente fazendo com que as uvas desta velha videira merecem uma vinificação e envelhecimento dignos de um grand cru.
As uvas chardonnay utilizadas na produção do Chablis 1er cru “Butteaux” Vieiles Vignes foram plantadas em 1955, em um vinhedo localizado na costa esquerda do rio Serein, no topo de uma colina, virado ao sudeste, com boa exposição ao sol e boa ventilação.
O vinho passa por uma longa fermentação, com suas leveduras selvagens, em tanques de inox com temperatura controlada. A fermentação malolática ocorre espontaneamente e o vinho é amadurecido entre 12 e 16 meses em tanques de aço inoxidável. Por fim, pouco antes do engarrafamento o vinho é suavemente filtrado.
O Chablis 1er cru “Butteaux” Vielles Vignes inicia com toques adocicados lembrando leite condensado, flor de acácia e alcaçuz. Na boca sabores salinos característicos dos vinhos da região precedem um final cheio e volumoso, com notas de geleia, pêssego, maças assadas e Tarte Tartin.
É um vinho que já pode ser apreciado agora ou pode ser armazenado por 8 a 15 anos.
Servir entre 12° e 14° C, devendo ser decantado pouco antes da degustação.