A linha Pura Fé é a porta de entrada para o incrível mundo da Antiyal.
Este varietal é feito 100% com a uva Carménère, de vinhedos de 10 anos de idade, orgânicos e biodinâmicos (certificações Ecocert e Demeter) cultivados inteiramente pelo Álvaro Espinoza e sua família, na propriedade em que vivem e produzem os vinhos, a 500 metros de altitude, em Maipo Andes.
O solo de origem vulcânica e basáltica possui alto conteúdo de pedras e matéria orgânica. No ano de 2021 a primavera foi mais fria que o usual, porém com um verão bastante quente. As condições foram boas, com clima seco e muito bom para a colheita, gerando um vinho concentrado e de cor intensa, com um grande perfil aromático.
As uvas para a produção do Pura Fé Carménère são colhidas a mão e fermentadas em tanques de inox de 5 mil litros por 25 dias, com suas próprias leveduras. Em seguida o vinho é envelhecido por 12 meses em barris de carvalho frances 10% novos, 30% de segundo uso, 30% de terceiro uso e 30% de quarto uso.
Estas escolhas mostram a atenção ao detalhe de Álvaro Espinoza ao privilegiar toda a fruta e frescor das uvas, sem os sabores e aromas excessivos da madeira.
Muito bem-feito e balanceado no estilo mais maduro e opulento, típico da Antiyal, o Pura Fé Carménère mostra ameixas e amoras maduras seguidas de notas de especiarias e de ervas, que aportam maior sensação de frescor. Cheio de tipicidade, tem taninos de boa textura, acidez refrescante e final carnudo e persistente, com toques salinos e herbáceos.
O Pura Fé Carménère é um vinho delicioso, que corresponde muito fielmente ao novo estilo de Carménère que prevalece hoje e que privilegia a fruta e o frescor, e que não tem medo das notas de ervas típicas da variedade.