Entre os vinhos de Pauillac, Grand Puy Lacoste é considerado “um grande clássico”, capaz de alinhar seu caráter consistente com o espírito de cada safra.
O blend do Grand-Puy-Lacoste na safra de 2017 é dominada por Cabernet Sauvignon (80%) permitindo que o terroir expresse o caráter e charme dos Cabernets esplêndidos desta região. O vinho tem uma cor rubi profunda e brilhante. O buquê libera aromas de frutas vermelhas maduras, violetas e especiarias, que são complementados por uma mineralidade fresca e atraente. No paladar, logo de início é preciso, limpo e longo, com taninos maduros e redondos. No geral, este é um vinho de grande equilíbrio, aliando charme, elegância e frescor. É aromático, com um retrogosto extremamente pura.
Este 2017 quebra o molde de safras terminando em “7” pois demonstra a riqueza de expressão do maravilhoso terroir de Pauillac, combinando equilíbrio, frutas refinadas e taninos maduros.
O Chateau Grand Puy Lacoste
O Blend: 80% Cabernet Sauvignon – 20% Merlot
Vinhedos: total de 90 hectares de vinhedos, sendo 58 deles maduros e disponíveis para produção
Idade média dos vinhedos: 38 anos de idade.
Colheita: 100% colhido a mão, com duas seleções sucessivas, a primeira antes e a segunda após o do processo de desengace.
Envelhecimento: Em barricas de carvalho francês (75% novas) por 16 a 18 meses, dependendo da safra.
“Esses caras muitas vezes entregam demais em anos desafiadores, e fizeram isso mais uma vez nesta safra de 2017. Como era de se esperar, este Grand Puy Lacoste é excepcional, um verdadeiro sucesso, suculento e cuidadosamente extraído. Tem peso e impacto, com a característica tânica de pauillac e grande presença. É um dos meus vinhos preferidos desta safra, e uma compra imperdível. As frutas pretas equilibradas, esculpidas e suculentas entregam a personalidade e o estilo de assinatura deste grande vinho. Beber entre 2025 – 2038”
Jane Anson, Decanter.com, Abril 2018