Guffens Heynen

Château Closiot – Bordeaux Blanc

2018

Valor

R$310,00

100 em estoque

-
+

Descrição

O Chateau Closiot é a vinícola do casal Guffens-Heynen na região de Barsac, em Bordeaux.

Desde sua primeira visita a Sauternes em 1976, Jean-Marie e Maine eram apaixonados pelos grandes vinhos desta região.

Após dois anos à procura, descobriram uma pequena propriedade à venda, rodeada pelos mais famosos Premiers Crus Classés de Barsac e adquiriram o Château Closiot, em 2017, com o objetivo de produzir ótimos vinhos ali.

Como um dos melhores enólogos de brancos secos do mundo, era impensável para Jean-Marie não produzir um grande vinho seco em Barsac e deste objetivo surgiu o Chateau Closiot Bordeaux Blanc

 

Com 50% Sémillon e 50% Sauvignon Blanc, o Closiot é um branco seco e poderoso, com bastante textura e uma pitada de cremosidade que você poderia esperar de um Barsac (região “irmã” de Sauterne). Tem uma linda cor dourada pálida, aromas de pêssego branco e damasco, um pouco floral, tudo delicadamente expresso com um toque fresco de limão no final.

 

Tente harmoniza-lo com algum pato ou cordeiro para deixá-lo brilhar.

 

 

Produtor e Região

“Antes do Guffens, ninguém sabia que Mâcon Pierreclos ou mesmo Pouilly-Fuissé poderia rivalizar com Corton-Charlemagne ou Bâtard Montrachet. Agora todos sabem…” Andrew Jefford, The New France

“Você poderia dizer que a missão na vida de Jean Marie Guffens tem sido provar que os brancos Mâconnais podem ser melhores do que um famoso branco de vilas como Meursault e Puligny- Montrachet.” Jancis Robinson

 

Com estas duas frases inicio a história deste casal que conseguiu mudar a percepção dos vinhos do Macon e transformou a região e seus vinhos em uma das mais cobiçadas da Borgonha e do mundo.

Em 1976, Maine e Jean-Marie Guffens-Heynen se mudaram da Bélgica para a Borgonha. Este jovem casal de estudantes tiraram um ano para aprender francês e descobrir vinhos.Após a sua chegada à França, Jean-Marie começou a estudar a arte da viticultura no colégio agrícola de Davayé e Maine trabalhou com os viticultores da região. Maine aprendeu a trabalhar a vinha e Jean-Marie a vinificar o vinho.

Em 1979, eles compraram algumas parcelas de videiras no topo de Pierreclos. Entusiastas, mas novatos, eles compensaram a falta de experiência em uma abordagem quase intuitiva sobre a videira e o vinho. Essa abordagem ao vinho se tornou a característica principal dos vinhos do Domaine Guffens-Heynen.

Hoje, o Domaine se extende por 5,3 hectares nas encostas de Pierreclos, Vergisson e Davaye. Todos os vinhedos são trabalhados de forma simples e no método natural. Tratamentos químicos são proibidos e toda a colheita é feita de forma manual. O Domaine Guffens-Heynen é famoso em todo o mundo pela qualidade de seus vinhos, bem como pela personalidade incomum de seus proprietários.