O vinhedo Vaillons é formado por diversos outros pequenos vinhedos no vale Valvan, como o Roncières e o Mélinots, que quando compõe o blend se juntam para formar os conhecidos premier cru Vaillons. O terroir tem predominância de argila e seixos, com uma alta drenagem e raízes profundas. O vale ainda acaba capturando o calor do dia, trazendo notas de especiarias ao vinho e uma sensação de aconchego na boca
As uvas chardonnay utilizadas na produção do Chablis 1er cru “Vaillons” foram plantadas entre 1969 e 1984, em um vinhedo localizado na costa esquerda do rio Serein, em uma colina levemente inclinada, virada ao sudoeste, com exposição ao sol e bem protegida contra o vento.
O vinho passa por uma longa fermentação, com suas leveduras selvagens, em tanques de inox com temperatura controlada. A fermentação malolática ocorre espontaneamente e o vinho é amadurecido entre 12 e 16 meses em tanques de aço inoxidável. Por fim, pouco antes do engarrafamento o vinho é suavemente filtrado.
O Chablis 1er cru “Vaillons” revela aromas de avelãs tostadas, frutas brancas, notas adocicadas de especiarias e aromas suaves de tabaco. É um premier cru denso e incrivelmente puro, que cria uma sensação envolvente na boca.
É um vinho que já pode ser apreciado agora ou pode ser armazenado por 5 a 15 anos.
Servir entre 12° e 14° C, devendo ser decantado pouco antes da degustação.