J.M. Labruyère

Prologue Grand Cru – Extra Brut

NV

Valor

R$935,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

O Champagne Prologue Grand Cru

Prologue é a primeira cuvée da casa e introduz a filosofia dos Champagnes J.M.Labruyère: orientada pelo terroir, baixa dosage, para destacar a maturidade natural das uvas e envelhecimento prolongado sobre as borras.

Os vinhedos de Champagne estão distribuídos por aproximadamente 320 aldeias produtoras de uva, porém apenas 17 são classificados como Grand Crus, devido à qualidade de suas uvas. O Champagne JM Labruyere tem a honra de possuir vinhedos em um desses incríveis terroirs, situado em Verzenay.
Seus vinhedos ficam em encostas de Verzenay que foram reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO além de serem considerados entre os três principais Crus em Champagne.

A predominância da uva Pinot Noir (69%) entrega um caráter excepcional, com estrutura e potencial de envelhecimento, enquanto a Chardonnay (31%) traz a acidez, frescor e elegância, fazendo com que se complementem com maestria.

Apesar de não ser safrado, a Prologue Grand Cru é composta principalmente da colheita de 2018, um ano ensolarado e precoce, que terminou com a colheita de uvas perfeitamente maduras e saudáveis. O uso de vinhos de reserva representa apenas um terço do blend e adiciona um caráter vinoso, uma grande complexidade e resulta em uma dosage que a classifica como extra brut.

O envelhecimento em Sur Lie por um período duas vezes superior aos requisitados pela denominação, traz cremosidade e adiciona diferentes aromas e sabores. O resultado é um champanhe complexo, generoso, agradável e equilibrado, sendo o melhor companheiro para uma refeição, do aperitivo à sobremesa.

Base: Safra de 2018, misturada com 27% de vinho de reserva (2016, 2015, 2014).
Envelhecimento: 20% do vinho é envelhecido em barris de carvalho.
Engarrafamento: 26 de abril de 2019
Degorgement: Novembro de 2022 / Janeiro-Fevereiro de 2023
Assemblage: 69% Pinot Noir, 31% Chardonnay
Terroirs Grand Cru: Verzenay, Verzy e Mailly Champagne
Solo: Argilo-calcário
Idade média da videira: 35 anos
Dosage: 0,8 g/l, Extra Brut

Produtor

A história da família Labruyère começa em 1850, quando o fundador da família baseada na então região do Mâcon Macon, Jean-Marie, se estabeleceu em Les Thorins, local que se tornou parte da denominação Moulin-à-Vent em 1924. Desde então, todas as gerações seguintes contribuíram com a preservação e o desenvolvimento deste tesouro vitícola que a família possuía e foram firmando o nome da família na história do vinho.

Em 1988, Jean-Pierre Labruyère, junto a um grupo de investidores, assumiram o controle do prestigiado Domaine Jacques Prieur para proteger esta joia da Borgonha. Alguns anos mais a frente, em 1992, Jean-Pierre se torna o primeiro proprietário da Borgonha a investir em Bordeaux, ao adquirir 18 hectares dos melhores terroirs de Pomerol para a produção do Château Rouget.

Após mais de 30 anos à frente do grupo, em 2008 Jean-Pierre passou as rédeas da propriedade para seu filho Edouard.

Em 2012, Edouard e a família Labruyère decidiram concluir seu mosaico de terroirs com vinhedos em Verzenay, uma das principais vilas de Champagne, com vinhedos classificados como Grand Cru e bastante conhecida pela produção da uva Pinot Noir.

Em homenagem ao seu ancestral que o precedeu por seis gerações, Edouard decidiu nomear esse novo domaine de J.M. Labruyère.

A J.M. Labruyere possui hoje quase 6 hectares de vinhedos Grand Cru localizados em Verzenay e Verzy, sendo 70% plantados com a uva Pinot Noir e 30% com a uva Chardonnay

Atualmente, a ambição da Familia Labruyère é posicionar o domaine entre a elite dos chamados “Grower’s Champagne”, combinando tradições, técnicas avançadas de vinificação, agricultura sustentável e uma abordagem específica do vinhedo para realçar cada um dos terroirs que possuem na incrível região de Champagne.