La Raia

Piemonte DOC Barbera

2020

Valor

R$195,00

  

79 em estoque

-
+

Descrição

O Piemonte DOC Barbera 2020 da La Raia

O típico vinho tinto do Piemonte, o Barbera da La Raia tem o equilíbrio certo entre frescor e mineralidade.

As uvas Barbera são cultivadas no Piemonte desde os tempos medievais.

O vinhedo da La Raia dedicado à agricultura do Barbera possui um solo margoso e calcário, a cerca de 380 metros acima do nível do mar, posicionado voltado ao sul. As vinhas, que são cultivadas apenas com o método Guyot de acordo com a antiga tradição piemontesa, têm uma densidade de 4500 videiras por hectare, com 15 anos de idade média.

A colheita acontece entre o final de setembro e o início de outubro, quando as uvas estão perfeitamente maduras, apresentando alto teor de açúcar e uma boa acidez, típica da Barbera. As uvas são colhidas a mão e trazidas para a adega para a prensagem. Então o mosto inicia sua fermentação junto de sua casca, com leveduras naturais. A fermentação alcoólica continua lentamente por 15 dias e em seguida é feita a separação das peles, do líquido.
O vinho é mantido a uma temperatura de 20 °C por cerca de um mês, para que seja feita a fermentação malolática. Após algumas decantações, necessárias para tornar o produto mais límpido, o vinho é amadurecido em tanques de aço inoxidável.

De cor vermelho-rubi granada, o Piemonte Doc Barbera da La Raia tem um aroma intenso de flores, sugerindo rosas e pequenos frutos de mato. Na boca é volumoso, harmônico e com um final agradável e saboroso.

Harmonização: Sua simplicidade o faz combinar com a maioria das refeições. Fica excelente com molhos de carne, carne assada e queijos pouco maturados.

Melhor servido um pouco mais fresco do que a média dos tintos, entre 14° e 16°.

Produtor

Situada nas suaves colinas de Gavi, no pitoresco sul do Piemonte, a propriedade La Raia foi adquirida pela família Rossi Cairo em 2003.

Movidos por uma crescente consciência sobre a importância da agricultura saudável e sustentável, que honra a biodiversidade e preserva o terroir para as gerações futuras, a empresa se lançou em novas empreitadas. Os filhos de Piero Rossi Cairo e futuros herdeiros da propriedade, propuseram uma abordagem ousada: adotar práticas biodinâmicas e orgânicas para resgatar as características autênticas daquele terroir, há séculos apreciado pelas variedades de uva Cortese e Barbera.

Assim nasceu a La Raia, uma propriedade que se transformou em uma fazenda biodinâmica certificada pela Demeter, abrangendo mais de 180 hectares de pastagens, campos e castanheiros, além dos 48 hectares de vinhedos. Nesse ambiente, onde a vida selvagem floresce, são cultivados vinhos, mel, cereais, vegetais, frutas e até carnes, tudo seguindo princípios orgânicos e sustentáveis.

Até mesmo a estrutura física da vinícola foi concebida com um olhar voltado para a sustentabilidade, minimizando o impacto ambiental. A adega da La Raia incorpora tecnologias de ponta e se destaca por elementos arquitetônicos singulares. Uma imponente fachada de vidro revela os tanques de aço inoxidável utilizados na produção, enquanto a estrela central é a parede imensa de taipa, erguida por meio da antiga técnica sustentável de construção chamada Pisé (que dá o nome ao principal vinho da vinícola), utilizando como matriz e principal material para a construção, a terra proveniente de escavações e dos campos em volta da propriedade.


As paredes de Taipa construídas com a técnica chamada Pisé, o mesmo nome do vinho ícone da La Raia.

Além da produção de vinhos, a La Raia diversificou suas atividades. O complexo abriga o renomado hotel e restaurante Locanda La Raia, com um menu assinado pelo chef estrelado Tommaso Arrigoni. Também se destaca a Fondazione La Raia, uma galeria de arte ao ar livre que estimula a interação entre arte e natureza. A vinícola ainda abraça a comunidade local, mantendo uma horta comunitária para os moradores das vilas vizinhas e uma escola fundamentada no modelo pedagógico Steiner, focando na educação das crianças das famílias da região.

Todo esse cuidado e dedicação resultaram em um êxito incontestável nos últimos anos: os vinhos biodinâmicos Gavi e Barbera da La Raia conquistaram admiradores entre consumidores, críticos e profissionais do setor, tanto na Itália como internacionalmente.