La Raia

Gavi DOCG

2021

Valor

R$210,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

O Gavi DOCG 2021 da La Raia

O Gavi DOCG da La Raia expressa todas as características típicas da uva Cortese, aliada à tradição deste incrível terroir.

O solo nas vinhas localizadas ao redor da adega La Raia é calcário e argiloso, a cerca de 400 metros acima do nível do mar, com uma exposição sudoeste. Seu manejo segue a filosofia central da La Raia, que respeita os princípios biodinâmicos, cultivando as vinhas sem qualquer utilização de produtos químicos.

As uvas da variedade Cortese utilizadas na produção do Gavi DOCG se beneficiam do microclima típico da região, que concentra muito seus compostos ​​e apresentam uma boa taxa de açúcar e uma acidez equilibrada. Este equilíbrio entre açúcar e acidez permite produzir um vinho branco muito agradável e fácil de beber.

As uvas são selecionadas diretamente na vinha e colhidas a mão no final de setembro. Após a seleção são desengaçadas e prensadas delicadamente. O mosto obtido é decantado à baixa temperatura. A fermentação alcoólica ocorre em pequenos tanques de aço inoxidável de forma controlada.
Após 15 a 20 dias, no final da fermentação, o vinho é transferido para outro tanque de aço inoxidável, onde permanece com suas leveduras por 3 a 4 meses. Após este período de amadurecimento o Gavi DOCG é então engarrafado.
Este procedimento de refinamento torna o vinho mais fresco e agradável de beber.

De cor amarelo palha, possui aromas minerais finos e delicados, com toques florais típicos da região de Gavi.
na boca é vivo, equilibrado e com uma acidez fresca, que aumenta a sua persistência e o torna bastante agradável de beber. O final é levemente amendoado.

Harmonização: Excelente como aperitivo, além de entradas leves com vegetais. É a combinação perfeita também para frutos do mar, carnes brancas e queijos frescos e jovens.

Melhor servido entre 10° e 12°C.

Produtor

Situada nas suaves colinas de Gavi, no pitoresco sul do Piemonte, a propriedade La Raia foi adquirida pela família Rossi Cairo em 2003.

Movidos por uma crescente consciência sobre a importância da agricultura saudável e sustentável, que honra a biodiversidade e preserva o terroir para as gerações futuras, a empresa se lançou em novas empreitadas. Os filhos de Piero Rossi Cairo e futuros herdeiros da propriedade, propuseram uma abordagem ousada: adotar práticas biodinâmicas e orgânicas para resgatar as características autênticas daquele terroir, há séculos apreciado pelas variedades de uva Cortese e Barbera.

Assim nasceu a La Raia, uma propriedade que se transformou em uma fazenda biodinâmica certificada pela Demeter, abrangendo mais de 180 hectares de pastagens, campos e castanheiros, além dos 48 hectares de vinhedos. Nesse ambiente, onde a vida selvagem floresce, são cultivados vinhos, mel, cereais, vegetais, frutas e até carnes, tudo seguindo princípios orgânicos e sustentáveis.

Até mesmo a estrutura física da vinícola foi concebida com um olhar voltado para a sustentabilidade, minimizando o impacto ambiental. A adega da La Raia incorpora tecnologias de ponta e se destaca por elementos arquitetônicos singulares. Uma imponente fachada de vidro revela os tanques de aço inoxidável utilizados na produção, enquanto a estrela central é a parede imensa de taipa, erguida por meio da antiga técnica sustentável de construção chamada Pisé (que dá o nome ao principal vinho da vinícola), utilizando como matriz e principal material para a construção, a terra proveniente de escavações e dos campos em volta da propriedade.


As paredes de Taipa construídas com a técnica chamada Pisé, o mesmo nome do vinho ícone da La Raia.

Além da produção de vinhos, a La Raia diversificou suas atividades. O complexo abriga o renomado hotel e restaurante Locanda La Raia, com um menu assinado pelo chef estrelado Tommaso Arrigoni. Também se destaca a Fondazione La Raia, uma galeria de arte ao ar livre que estimula a interação entre arte e natureza. A vinícola ainda abraça a comunidade local, mantendo uma horta comunitária para os moradores das vilas vizinhas e uma escola fundamentada no modelo pedagógico Steiner, focando na educação das crianças das famílias da região.

Todo esse cuidado e dedicação resultaram em um êxito incontestável nos últimos anos: os vinhos biodinâmicos Gavi e Barbera da La Raia conquistaram admiradores entre consumidores, críticos e profissionais do setor, tanto na Itália como internacionalmente.