Chateau d'Yquem

“Y” d’Yquem

2017

Valor

R$4.450,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

Todos conhecem o principal vinho de sobremesa do mundo, o Château d’Yquem, mas poucos conhecem o grande vinho branco produzido por eles. Com uma produção anual de 10.000 garrafas por ano, Y d’Yquem(pronuncia-se “ee-grek” em francês, e por isso, também conhecido com Ygrec ou apenas “Y”) é um vinho raro. É feito do mesmo terroir excepcional e das mesmas vinhas do Château d’Yquem. Embora o trabalho na vinha seja igualmente meticuloso, as uvas são colhidas e o vinho Y d’Yquem é produzido de maneira diferente.

Primeiro, é feito a colheita de certas parcelas de Sauvignon Blanc no início da safra, certificando-se de escolher cachos perfeitamente maduros. Estes são completados pelas uvas Sémillon colhidas exatamente naquele estágio fugaz, quando as uvas atingem a maturação máxima, o botrytis acaba de aparecer e as peles têm uma cor rosada. Este é o momento exato em que os taninos desta casta são suaves o suficiente para que o potencial aromático das melhores parcelas de solo argiloso se concretize.

O vinho Y d’Yquem recebe muita atenção durante toda a fermentação: prensagem leve e precisa, bem como estantes com mosto com controle de temperatura e fermentação alcoólica em uma nova e moderna cuba esteticamente agradável e reservada, reservada apenas para este vinho. O fim da fermentação e o envelhecimento nas borras ocorrem em barris. Apenas um terço deles é novo e as borras são mexidas regularmente (bâtonnage) por dez meses. A mistura final do Y d’Yquem  é feita após a degustação. Geralmente consiste predominantemente em Sauvignon Blanc e alguns lotes de Sémillon.

Produtor

O Château d’Yquem possui 113 hectares de videiras em sauternes , dos quais apenas 100 produzem uvas em uma determinada safra.

Dois a três hectares de videiras muito velhas são arrancadas anualmente e o solo fica em repouso por um ano. Além disso, são necessários pelo menos cinco anos para que novas vinhas produzam uvas que atendam aos padrões muito rigorosos de Yquem. Doze hectares de vinha são, portanto, improdutivos a cada ano.

O Yquem é plantado com duas variedades de uvas: Sémillon (75%), que produz um vinho rico com corpo e estrutura, e Sauvignon Blanc (25%), que amadurece cedo, e contribui com aromas e requinte. As videiras são tratadas com o maior cuidado. Os trabalhadores perpetuam uma longa tradição de trabalho minucioso sob o olhar atento do gerente da vinha.