Louis Michel & Fils

Chablis Premier Cru “Montee de Tonnerre”

2020

Valor

R$595,00

O Chablis Premier Cru “Montee de Tonnerre” recebeu 94 pontos do crítico Jasper Morris, do Inside Burgundy

24 em estoque

-
+

Descrição

Localizado na margem direita do rio Serein, ao lado da encosta dos vinhedos Grand Crus, o Montée de Tonnerre é certamente o mais prestigiado e procurado vinhedo Chablis Premier Cru.
As uvas chardonnay utilizadas na produção do Chablis 1er cru “Montee de Tonnerre” foram plantadas em 1974, em um solo que é ao mesmo tempo profundo, fértil e bem drenado. As vinhas são bem ventiladas e, por serem voltadas para sudoeste, desfrutam de muito sol.
Esta é a expressão máxima de uma parceria de sucesso entre solo e clima, produzindo vinhos poderosos, que são complexos e equilibrados.

O vinho passa por uma longa fermentação, com suas leveduras selvagens, em tanques de inox com temperatura controlada. A fermentação malolática ocorre espontaneamente e o vinho é amadurecido entre 12 e 16 meses em tanques de aço inoxidável. Por fim, pouco antes do engarrafamento o vinho é suavemente filtrado.

O Chablis 1er cru “Monté de Tonnerre” oferece um equilíbrio perfeito entre um frescor mineral e os sabores e aromas da fruta em seu pico de maturação. Na boca é envolvente, de acidez impressionante e salino, com um final apimentado e com toques de canela.

Às vezes se diz que o vinhedo Montée de Tonnerre deveria ser o oitavo Grand Cru!!

É um vinho que já pode ser apreciado agora ou pode ser armazenado por 5 a 15 anos.

Melhor servido entre 12° e 14° C, devendo ser decantado pouco antes da degustação.

Produtor

Produzindo vinhos no coração de Chablis desde 1850 este produtor é um dos mais tradicionais da região.

Em sua sexta geração, a Louis Michel & Fils é administrada por Guillaume Michel desde 2007 e são reconhecidos como pioneiros e um dos expoentes da produção de Chablis sem passagem por madeira.
Antes de 1970 todos os vinhos da vinícola eram fermentados e envelhecidos em barricas. Por volta de 1980 Jean Loup, tio de Guillaume, se desfez de todos os barris e a produção foi direcionada 100% para os tanques de inox. Portanto, nenhuma parte do processo de vinificação ou envelhecimento de seus vinhos passa por madeira.

Eles tomaram esta decisão pois acreditam que em um terroir tão rico e único como o de Chablis, o vinho é “feito” no vinhedo. Para isso buscam ter o mínimo de intervenção humana em todas as etapas do processo, de forma que a natureza pode se expressar de forma mais natural e completa. Com isso produzem vinhos de incrível pureza, elegância e frescor.

Possuem 21 hectares de vinhedos com 45 anos de idade média, em todos as 4 apelações: Petit Chablis, Chablis, Premier Cru e Grand Cru. Seus principais vinhedos ficam em um raio de 2km da vinícola, o que garante a alta qualidade e o frescor das frutas no pequeno percurso do vinhedo até a vinícola.