No passado as uvas do Chablis 1er Cru “Sechets” eram utilizadas para compor a produção do Chablis 1er Cru “Vaillons”, porém após entenderem que existiam diferenças significativas entre os dois vinhedos, passaram a vinificá-los separadamente.
O vinhedo Sechets possui características de um solo com predominância de Marga, o que traz uma maior riqueza aromática, complexidade e uma mineralidade afiada, o tornando um premier cru para envelhecer na adega, com todas as características esperadas em um bom Chablis.
As uvas chardonnay utilizadas na produção do Chablis 1er cru “Sechets” foram plantadas em 1971, em um vinhedo localizado na costa esquerda do rio Serein, em uma colina levemente inclinada, com bastante exposição ao sol e uma boa ventilação.
O vinho passa por uma longa fermentação, com suas leveduras selvagens, em tanques de inox com temperatura controlada. A fermentação malolática ocorre espontaneamente e o vinho é amadurecido entre 12 e 16 meses em tanques de aço inoxidável. Por fim, pouco antes do engarrafamento o vinho é suavemente filtrado.
O Chablis 1er cru “Sechets” revela aromas de toranja (Grapefuit), pedras e flores. É um vinho denso e incrivelmente puro, com uma mineralidade pronunciada e notas de frutas brancas.
É um vinho que já pode ser apreciado agora ou pode ser armazenado por 5 a 15 anos.
Melhor servido entre 12° e 14° C, devendo ser decantado pouco antes da degustação.