O Barolo Serralunga D’Alba 2018
Um Barolo nascido em Serralunga, região de alguns dos crus mais importantes de Barolo e onde hoje os produtores mais importantes do Langhe possuem parcelas: Gaja, Giacomo Conterno, Bruno Giacosa, Massolino e, obviamente, a Tenuta Cucco.
Em Serralunga há mais calcário do que em qualquer outra sub-região, por isso, dentre todos os terroirs de Barolo, este é o mais distinto e mineral.
O Barolo DOCG Serralunga 2018 é um Barolo clássico, com uvas provenientes de 2 vinhedos, Vughera e Cerrati (exclusividade da Tenuta Cucco). Amadurece por 24 meses em barricas tradicionais, de 25 hectolitros, onde o processo de maturação dá destaque à sua elegância. Em seguida permanece em garrafa por mais 12 meses antes de ser comercializado.
As uvas são colhidas inteiramente à mão, desengaçadas e prensadas e deixadas a fermentar cerca de 10 dias em cubas a uma temperatura de 18-26 ° C. A maceração submersa ocorre durante 8 a 10 dias e, uma vez terminada a fermentação, procede-se à extração. Antes de transferir o vinho para as barricas, realiza-se a fermentação malolática.
É um Barolo complexo, de marcada exuberância, proveniente da variedade da videira e do solo. Possui notas florais, terrosas, de ervas e de especiarias doces. É um vinho fresco, com taninos firmes e acidez refrescante, que sustentam sua boa estrutura. Os aromas são elegantes, com boa intensidade e final longo, com toques de cerejas, tabaco, couro e alcaçuz
Melhor servido entre 16 e 18 ° C.
Se possível decanta-lo por 1:00 a 1:30 horas.
Harmonização: Seu sabor encorpado o torna ideal para carnes vermelhas e aves de caça, principalmente quando assadas.