Tenuta Cucco

Langhe Rosso DOC

2018

Valor

R$275,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

O Langhe Rosso 2018 da Tenuta Cucco

O langhe Rosso é um vinho especial, que foge dos padrões da região. É um italiano com alma de francês.

Tradicionalmente na Itália os produtores buscam utilizar as uvas autóctones de cada região, seja por tradicionalismo, ou pelas próprias regras das denominações em que estão. Diante disso, alguns vinhos nasceram do inconformismo dos produtores com estas limitantes e restritivas regras, que não permitiam que eles utilizassem outras uvas e fizessem os vinhos que tinham em mente.
Os vinhos feitos desta forma que inicialmente mais se destacaram foram os da Toscana e ficaram conhecidos como Super Toscanos, porém vinhos feitos com uvas internacionais também são produzidos em outras regiões, como este Langhe Rosso da Tenuta Cucco, que é feito no Piemonte, onde a uva Nebbiolo reina.

O Langhe Rosso é resultado de um corte das castas internacionais Merlot e Cabernet Sauvignon. As uvas são colhidas separadamente, quando totalmente maduras e deixadas para fermentar a uma temperatura entre 18-26° C. O processo de extração ocorre quando a fermentação é concluída.

Amadurecimento: Após a fermentação maloláctica os vinhos envelhecem em pequenos barris de carvalho (um terço de novos barris, um terço de segundo uso e um terço de terceiro uso) durante cerca de 12 meses. Os vários vinhos são então mesclados e harmonizados durante esta fase, criando algo novo e peculiar.

De cor vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, seu buquê, fino e concentrado, contém frutas e flores, especialmente pequenas frutas e rosas.

Melhor servido entre 16 e 18 ° C.

Harmonização: Combinação perfeita de massas, risotos, receitas de carnes cozidas, queijos meio duros e charcutaria.

Produtor

Uma viagem ao Langhe/Piemonte em torno de uma mesa, com vista para o Monte Monviso. Esta é a experiência que a Tenuta Cucco oferece em sua essência.

A Tenuta Cucco é uma vinícola histórica em Serralunga d’Alba. Construída em 1800 nas raízes do renomado castelo do século XIV que domina toda a área da Langhe e iniciando sua história como vinícola na década de 1960, seus vinhos contam a história de uma aldeia onde a uva Nebbiolo alcançou os mais altos níveis de qualidade ao longo dos séculos. São vinhos que dão corpo a um know-how que começa no solo, composto por marga muito antiga, a mais antiga de toda a região de Barolo, ricos em taninos e polifenóis, que deixam a sua marca em cada colheita. São vinhos de tradição, feitos sem atalhos, que ano após ano confirmam o seu carácter extraordinário, expressados também pela opção de utilização de métodos orgânicos nas vinhas e na adega.

Do clássico Nebbiolo ao caloroso Barbera, do descompromissado Dolcetto, passando pelo preciso Langhe Nebbiolo, chegando até os Barolos, com suas notáveis estruturas, como tradicionalmente são feitos em Serralunga d’Alba. E ainda uma bela surpresa: um incrível Chardonnay, casta internacional, envelhecido em barricas de madeira.

O nome “cucco”, em dialeto local, é uma referência ao cume da colina em que está localizado, lembrando da altitude e o local de seu vinhedo mais antigo, o Vigna Cucco.

A Tenuta Cucco foi propriedade da família Stroppiana que adquiriu a propriedade em 1966 da família Cappellano e construiu a primeira adega da propriedade. Em janeiro de 2015 foi adquirida pela família Rossi Cairo, dona da propriedade biodinâmica, La Raia, em Novi Ligure, onde produzem seus vinhos e outros produtos, com certificação Demeter. Desde 2015 a Tenuta Cucco também passou a ter uma abordagem orgânica em sua produção.

Os vinhedos de Tenuta Cucco se estendem por pouco mais de 13 hectares e a produção total é de aproximadamente 70 mil garrafas por ano, com uma predominância de Barolos dos vinhedos crus Cerrati e Vigna Cucco, exclusivos da vinícola.

A idade das videiras varia de 15 a 50 anos, com baixo rendimento quantitativo favorecendo um produto de maior qualidade.
É um solo muito antigo, o mais antigo na área de Barolo (datado entre 10-13 milhões de anos), que concede aos vinhos grande estrutura, complexidade e longevidade.