Todos conhecem o principal vinho de sobremesa do mundo, o Château d’Yquem, mas poucos conhecem o grande vinho branco produzido por eles. Com uma produção anual de 10.000 garrafas por ano, Y d’Yquem(pronuncia-se “ee-grek” em francês, e por isso, também conhecido com Ygrec ou apenas “Y”) é um vinho raro. É feito do mesmo terroir excepcional e das mesmas vinhas do Château d’Yquem. Embora o trabalho na vinha seja igualmente meticuloso, as uvas são colhidas e o vinho Y d’Yquem é produzido de maneira diferente.
Primeiro, é feito a colheita de certas parcelas de Sauvignon Blanc no início da safra, certificando-se de escolher cachos perfeitamente maduros. Estes são completados pelas uvas Sémillon colhidas exatamente naquele estágio fugaz, quando as uvas atingem a maturação máxima, o botrytis acaba de aparecer e as peles têm uma cor rosada. Este é o momento exato em que os taninos desta casta são suaves o suficiente para que o potencial aromático das melhores parcelas de solo argiloso se concretize.
O vinho Y d’Yquem recebe muita atenção durante toda a fermentação: prensagem leve e precisa, bem como estantes com mosto com controle de temperatura e fermentação alcoólica em uma nova e moderna cuba esteticamente agradável e reservada, reservada apenas para este vinho. O fim da fermentação e o envelhecimento nas borras ocorrem em barris. Apenas um terço deles é novo e as borras são mexidas regularmente (bâtonnage) por dez meses. A mistura final do Y d’Yquem é feita após a degustação. Geralmente consiste predominantemente em Sauvignon Blanc e alguns lotes de Sémillon.