Pierre Girardin

Morey Saint Denis Premier Cru “Monts Luisants”

2021

Valor

R$1.650,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

O estilo de vinificação de Pierre Girardin é pouco intervencionista, preservando a característica do climat e da safra.

De cultivo orgânico as uvas Pinot Noir para o Morey Saint Denis Premier Cru “Monts Luisants” são colhidas manualmente de videiras de 55 anos de idade, perfeitamente maduras, do vinhedo 1er cru de maior altitude da comuna de Morey Saint Denis, logo acima do conhecido vinhedo Le Clos de la Roche, no topo da mesma encosta em que está localizado.

Devido ao fato de ser um vinho orgânico o processo de fermentação precisa ser realizado com leveduras selvagens.

Após a fermentação com 90% de cachos inteiros, o vinho passa por 14 meses de amadurecimento em barris de 456 litros, 70% novos e 2 meses em tanques de inox. Estes barris foram desenvolvidos exclusivamente para o domaine Pierre Girardin pelo renomado tanoeiro Francois Freres.

O vinho não passa por nenhum tipo de filtragem e logo após o período de amadurecimento e estabilização o vinho é engarrafado e comercializado no ano seguinte.

Com taninos carnudos, notas de especiarias e aromas de pequenas frutas vermelhas, como morango e morango selvagem, na boca é um vinho fresco, com final longo.

Potencial de guarda: de 8 a 14 anos

Produtor

Expressar o terroir não é uma tarefa fácil. Poucos produtores realmente se destacam em trazer à tona o caráter individual do terroir de cada vilarejo, mostrando como são diferentes e o que podem oferecer em termos de diversidade e harmonização com a comida. Encontrar um vigneron de 21 anos com estas mesmas ambições – e o talento adequado – é realmente raro.

Pierre-Vincent Girardin é a 13ª geração de sua família a fazer vinho na Borgonha. Ele cresceu aprendendo na adega de seu pai, Vincent Girardin, desde muito jovem. Quando o velho Girardin vendeu seu domínio em 2011, fez questão de manter 4,5 hectares de seus melhores vinhedos para um dia repassar para seu filho. Os extensos contatos de seu pai na Borgonha permitiram que Pierre complementasse seus vinhedos possuindo um portfólio raramente visto, incluindo terroir raros como Puligny Folatières, Pommard Epenots, Corton-Charlemagne e até mesmo o famoso Montrachet.

Para fazer vinhos com a elegância a pureza e a precisão que deseja, destacando o extraordinário terroir com que trabalha, Pierre preza pela pouca influência da madeira e para isso encomendou barris personalizados de 456L da experiente tonelaria François Freres* (geralmente são utilizados barris de 228lts na Borgonha). Os resultados são claramente positivos e as críticas a seus vinhos são excelentes.

É raro que o primeiro vintage de um produtor chegue com uma personalidade tão clara e definitiva, mas, em 2017, Pierre-Girardin fez sua primeira safra e foi anunciado como uma estrela em ascensão.Como o próprio Pierre explica, desde que podia andar ajudou seu pai na adega e aprendeu tudo o que pode. Suas melhores lembranças da infância incluem perseguir o trator pelos vinhedos e estar perto dos barris enquanto seu pai trabalhava. Simplificando, A BORGONHA ESTÁ EM SEU SANGUE!!